Cotidiano
Decisão baseada no Código de Trânsito Brasileiro exige que pedestres e pets utilizem outros lugares
São Vicente passa a implementar ações para quem trafega pelas ciclovias da cidade / Divulgação
Continua depois da publicidade
A circulação de pedestres e a prática de corrida com animais nas ciclovias e ciclofaixas de São Vicente passaram a ser proibidas, segundo uma nova regra já em vigor pela Prefeitura do município.
A iniciativa faz parte de um pacote de ações para reorganizar o uso dos espaços públicos e garantir mais segurança aos ciclistas.
Continua depois da publicidade
A decisão acontece depois de uma série de fiscalizações realizadas pela administração municipal e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que seguem monitorando o uso correto das vias.
Leia também: 'Cidade das Bicicletas' se destaca pela qualidade de vida e pela maior ciclovia à beira-mar
Continua depois da publicidade
Recentemente, os locais têm apresentado um crescimento no fluxo de bicicletas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade do mesmo porte.
O município tem realizado constantes fiscalizações em pontos estratégicos da cidade, como a ciclovia da Avenida Ayrton Senna, no bairro Itararé.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as ciclovias são destinadas exclusivamente ao tráfego de bicicletas.
Continua depois da publicidade
Os pedestres e pessoas acompanhadas de animais devem usar calçadas, parques e áreas feitas para caminhadas e corridas.
Leia também: Ciclovia eleita a mais linda do mundo te deixa em dúvida entre pedalar ou tirar fotos
São Vicente ainda intensificou a restrição ao tráfego de veículos motorizados em trechos próximos às ciclovias, incluindo ciclomotores e equipamentos elétricos que não se enquadram nas regras para circularem nestes espaços.
Continua depois da publicidade
Embora não tenham sido divulgadas ainda quais exatamente são as punições aplicadas para quem descumprir as normas, a população está sendo orientada sobre as mudanças por meio de agentes de trânsito, em caráter educativo e preventivo.