De castelos na França a desertos no Marrocos, explore trilhas que combinam desafio, história e natureza em um roteiro inesquecível / Freepik
Continua depois da publicidade
Para quem procura uma nova forma de explorar o mundo, o site de turismo TimeOut listou as três ciclovias mais belas e encantadoras do mundo. A bicicleta, um veículo que vai do asfalto à terra com facilidade, é a ferramenta perfeita para quem deseja descobrir paisagens surpreendentes.
O portal, que é considerado um dos principais do mundo na área do turismo, listou alguns dos trajetos mais impressionantes para serem feitos de bike. A seleção inclui rotas espalhadas por quase todos os continentes, com opções que variam de acordo com a experiência do ciclista.
Continua depois da publicidade
Com paisagens deslumbrantes, os percursos se estendem desde os Bálcãs até o Japão, passando pelo Vale do Loire. Para quem deseja fazer uma viagem inesquecível e sustentável, essa lista é o ponto de partida perfeito para o planejamento.
Veja também que com 73,1 km, a maior ciclovia do Brasil terá investimento milionário e ligará cinco cidades.
Continua depois da publicidade
A trilha do Vale do Loire, na França, é a mais aclamada da lista. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, a região é chamada de “Jardim da França” e é um prato cheio para quem busca história e cultura em meio à natureza.
O percurso é repleto de paisagens que incluem vinhedos, rios e uma impressionante coleção de mais de 20 castelos históricos, como Angers, Orléans, Tours e Chambord. Além disso, a rota é muito bem estruturada para ciclistas, com hotéis, acomodações e oficinas “bike friendly”.
Inaugurada em 2024, a rota Trans Dinarica foi a primeira a passar pelos sete países que formam a região dos Bálcãs: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Macedônia do Norte, Kosovo e Sérvia.
Continua depois da publicidade
Apesar da distância total de 5,5 mil km, o trajeto é dividido em 95 seções, cada uma com cerca de 50 km e diferentes níveis de dificuldade.
A rota oferece paisagens de tirar o fôlego, com parques nacionais e vilas isoladas. É a escolha ideal para quem quer passar férias na Europa longe das grandes cidades e ainda ter a oportunidade de apoiar pequenos produtores e comerciantes locais.
Essa rota, que vai do Saara à costa norte, atravessando o Alto Atlas, o Médio Atlas e as Montanhas Rif, é recomendada para ciclistas mais experientes. O percurso é desafiador devido à grande altitude e ao relevo acidentado.
Continua depois da publicidade
Apesar da dificuldade, a rota oferece vistas impressionantes, incluindo a cidade de Chefchaouen e a Medina de Fez, que é Patrimônio Mundial da Unesco. No entanto, a falta de estrutura moderna dificulta o trajeto, e os ciclistas precisarão contar com sua própria companhia durante dias, com poucos contatos apenas com locais.
Também chamada de Miami brasileira por um ator famoso, a cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, também é a casa da maior ciclovia a beira-mar de todo o Brasil.
Emancipada em 1967, a orla de 22,5 quilômetros começou a receber o trecho exclusivo para bicicletas em 1993. Naturalmente, ela acompanha a mesma extensão da praia e do calçadão praiagrandense.
Continua depois da publicidade
Embora o deslocamento interno tenha sido o principal argumento para sua implantação, é impossível negar que o lazer e a prática de atividades físicas se tornaram o grande charme da ciclovia.
Com vista para o mar e a faixa de areia, o percurso é cercado por quiosques, restaurantes e uma urbanização que inclui coqueiros e outras espécies de vegetação.