X

Cotidiano

São Vicente ganha quatro equipamentos de saúde

Unidades ficarão na Cidade Náutica, na Praça da Imigração Japonesa

Da Reportagem

Publicado em 12/09/2018 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Cidade Náutica ganha, nos próximos meses, mais quatro unidades de atendimento à saúde e que devem ampliar, ainda mais, o serviço médico oferecido à população de São Vicente. Quando todos estiverem funcionando, os núcleos municipais estarão integrados no mesmo espaço, na Praça da Imigração Japonesa.

 Pelo cronograma, já a partir de outubro, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), entrega um posto do Reabilitar, que oferecerá serviços de reabilitação nas mais diferentes áreas, como casos de pacientes acidentados ou que sofreram doenças como AVC (acidente vascular cerebral), e um Centro de Atendimento de Trauma e Ortopedia (Cato).

Em uma segunda fase, serão implantados os outros dois serviços no local: a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Náutica e o Laboratório de DST/AIDS. Já nesta quarta-feira (12), será avaliada, junto ao Conselho Municipal de Saúde, a mudança do SAMU a outro local, para que sejam acomodados estes serviços.

“A primeira fase, que prevê a implantação do Reabilitar e do Centro de Atendimento de Trauma e Ortopedia (Cato) deve ser concluída até outubro. A segunda, por sua vez, será implantada logo após a transferência do Samu para um novo espaço”, contou a secretária de Saúde de São Vicente, a médica Vera Lúcia Vasconcelos Sarmento.

Ela explicou, ainda, que o prédio, onde serão instaladas as futuras quatro unidades de saúde, havia sido preparado, anos atrás, para receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, no início da atual administração o local foi avaliado e percebeu-se que sua estrutura teria de ser refeita para receber a UPA.

“Diante da situação, enviamos pedido ao Ministério da Saúde, por meio de ofício, para que o espaço pudesse ganhar uma nova função, também na área médica. Nessa mesma época, o Governo Federal instituiu decreto autorizando que espaços como estes pudessem ser utilizados para outras finalidades. Em seguida, tivemos a anuência do Conselho Municipal de Saúde para levarmos para o espaço o Reabilitar e o Cato”, comentou, lembrando que para a segunda fase, o Conselho também será consultado.

Vera Lúcia também lembrou que com as quatro novas unidades, a população será beneficiada em setores essenciais. “Esta ampliação é importante, para que possamos continuar melhorando cada vez mais a saúde em São Vicente”, disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter