X

Cotidiano

Santos tem a menor taxa de isolamento social da Baixada Santista

Estatística é menor do que a média do Estado, que se encontra atualmente em 42%; cidade jamais chegou a 60%

LG Rodrigues

Publicado em 04/09/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santistas voltaram às ruas e uso de máscaras ainda enfrenta resistência / Nair Bueno/DL

A cidade de Santos tem a menor quantidade de moradores aderindo ao isolamento social em toda a Baixada Santista atualmente. É isso que os dados divulgados diariamente pelo Governo do Estado de São Paulo demonstraram até a atualização feita nesta quinta-feira (4) e que traz os dados completos de quarta-feira (3).

Atualmente, apenas 38% da população santista se mantém dentro de casa e evitando deixar suas residências de forma desnecessária. O índice é muito abaixo daquele indicado como ideal pelas autoridades sanitárias para que se evite aglomerações e um eventual aumento da contaminação de pessoas.

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo é atualizado diariamente para incluir informações de municípios e pode ser acessado pela internet. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado.

O número registrado em Santos durante a quarta é menor até mesmo do que a média estadual, que em dado registrado até terça-feira (2) era de 42%, maior, mas também longe da recomendação mínima.

Atualmente, apenas duas cidades monitoradas pelo Governo João Doria mantém bons índices de isolamento social. Ambas ficam no litoral norte de São Paulo: São Sebastião, que teve 55% de isolamento social neste dia 2, e Ubatuba, que alcançou a marca de 51% no mesmo período.

Apesar do 'exemplo às avessas' que o litoral sul apresenta ao ser comparado com o litoral norte, a cidade de Itanhaém figura entre os dez municípios mais regrados e ainda seguindo o isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias. O município vizinho de Mongaguá e Peruíbe tem 46% de adesão ao isolamento social.

Além de Santos (38%) e Itanhaém (46%), as cidades de São Vicente (45%), Praia Grande (44%), Guarujá (43%), Cubatão (43%) também aparecem na relação. O Governo do Estado não possui, atualmente, dados referentes a Mongaguá, Peruíbe e Bertioga.

Detalhamento

Analisando mais atentamente os dados, é possível perceber que este índice de isolamento em Santos inferior a 40% não se trata de uma estatística comum em uma época anterior à pandemia. No dia 12 de março, uma quinta-feira, e antes do coronavírus começar a afetar de maneira grave o Brasil, a ponto dos governos estaduais decidirem impor medidas drásticas de quarentena e isolamento social, Santos possuía uma taxa de 26% das pessoas dentro de suas residências, pouco mais de ¼.

Estes dados foram aumentando com o passar das semanas e com o fechamento de estabelecimentos comerciais. No 'auge da conscientização' do santista, a cidade chegou a registrar 59% de isolamento social em dois dias: 19 de abril, um domingo pré-feriado, e no dia 3 de maio, também em uma data próxima a um feriado.

Apesar da estatística mais do que recomendada pelas autoridades sanitárias do Brasil e do mundo, Santos não conseguiu alcançar a marca de 60%, o que significa que durante os últimos seis meses de pandemia, quase metade da população permaneceu saindo de casa, embora mais consciente sobre o uso de máscaras e medidas de higiene pessoal.

Nas cidades vizinhas, Itanhaém obteve 66% de isolamento social também no dia 19 de abril. Já São Vicente chegou a 68% em quatro dias diferentes: 12, 19 e 26 de abril, além de 3 de maio. Praia Grande teve 61% de sua população aderindo à conscientização durante a pandemia nos dias 19 e 26 de abril.

A fatia de 65% da população de Cubatão ficou em casa no dia 3 de maio e, fechando a lista de melhores índices, Guarujá alcançou a marca de 63% em 19 de abril. Todos os dados podem ser conferidos no site do Governo Estadual.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter