Santos recebe ainda este mês os três primeiros VLTs

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes, durante vistoria técnica à linha de produção dos VLTs da empresa T'Trans

Comentar
Compartilhar
08 MAI 201516h30

Até o final de maio, três unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLTs) chegam a Santos. Os trens são os primeiros produzidos no Brasil e entrarão em circulação em junho na interligação com São Vicente.

A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes, durante vistoria técnica à linha de produção dos VLTs da empresa T'Trans, no município de Três Rios, na região serrana do Rio de Janeiro. Ele também anunciou que neste mês  serão concluídas as obras no túnel Nossa Senhora das Graças, no José Menino.

"Com o término dessa etapa, poderemos iniciar a fase de testes dos trens no trecho de São Vicente até o canal 2, em Santos", explicou Lopes. Ao todo, o sistema de VLT da Baixada Santista terá 22 veículos, com capacidade para transportar 400 pessoas em cada conjunto de sete módulos.  O preço unitário é de R$ 11 milhões. Serão investidos R$ 250 milhões só com a compra dos veículos.

A cidade de Santos receberá os três primeiros VLTs este mês (Foto: Divulgação)

Tecnologia nacional

Os três primeiros VLTs que já estão em fase de testes em São Vicente foram fabricados pela empresa Vossloh, da Espanha. Por meio de parceria, as outras 19 unidades estão sendo produzidas no Brasil, com até 80% do veículo utilizando tecnologia nacional sob a supervisão de técnicos espanhóis.

Quando entrar em operação, a Baixada será a primeira região do Brasil a contar com VLT. O projeto prevê a interligação com o sistema de ônibus e outros modais.

Estágio

As obras do VLT estão 95% concluídas em São Vicente e 60% em Santos. Neste momento está sendo montada a infraestrutura do Pátio Porto, a via permanente, além das edificações que fazem parte do conjunto destinado à manutenção. No estacionamento, já há espaço para 10 VLTs.