X

Cotidiano

Santos promove mutirão na semana estadual de combate à dengue

Em 2019, até o momento, houve 20 casos suspeitos de dengue entre residentes na cidade, com uma confirmação da doença

Da Reportagem

Publicado em 06/02/2019 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O mutirão será o primeiro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2019 / Divulgação/PMS

Na próxima quarta (13), das 8h às 17h, um total de 70 agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde de Santos vão percorrer três mil imóveis do Castelo, na Zona Noroeste, orientando os moradores para evitar água parada e em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, além da febre amarela urbana.

O mutirão será o primeiro promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2019 e integrará as ações da semana estadual de mobilização contra o Aedes.

Em 2019, até o momento, houve 20 casos suspeitos de dengue entre residentes em Santos, com uma confirmação da doença – não há casos confirmados de outras arboviroses. "Escolhemos o Castelo para esta primeira ação porque o único caso confirmado de dengue foi em uma moradora do bairro. Ainda em janeiro e nos próximos meses teremos mais mutirões nas áreas de maior incidência da doença ou de risco", explica o chefe em substituição do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcelo Brenna do Amaral.

Permanente

O trabalho de prevenção à dengue e demais arboviroses é ininterrupto na Cidade. Os 135 agentes de controle de endemias realizam vistorias diárias aos imóveis e análise semanal das 461 armadilhas de captura das fêmeas do mosquito Aedes aegypti, que ajudam a identificar as áreas com maior incidência do inseto para definição de ações de bloqueio.

Já os agentes comunitários de saúde orientam os munícipes durante as visitas domiciliares, quando encontram situações de risco para proliferação do Aedes. Também são realizadas atividades educativas voltadas aos cidadãos como palestras e apresentações teatrais em empresas e escolas, a cargo do grupo de Informação, Educação e Comunicação (IEC).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter