X

Cotidiano

Santos e Guarujá vão aderir a índice do TCE

Lançado ontem, o novo índice é formado por sete indicadores diferentes

Publicado em 17/10/2014 às 10:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As prefeituras de Santos e Guarujá vão aderir ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (I-EGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O anúncio, feito por ambas ontem, durante o lançamento da iniciativa, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital.

A medida visa avaliar de forma qualitativa os gastos públicos nos municípios e num primeiro momento, a adesão das cidades será voluntária.

O novo índice é formado por sete indicadores: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde-Gestão da Atenção Básica, Educação-Ensino Fundamental, Proteção das Cidades, Sustentabilidade Ambiental e Governança da Tecnologia da Informação. Para auxiliar os gestores, foi elaborado pelo TCE um manual de orientação.

Para prefeita, municípios terão de se adaptar (Foto: Luiz Torres/DL)

“A Administração Municipal de Santos possui o ambiente favorável para o índice, porque já se antecipou à medida com o programa Participação Direta nos Resultados (PDR), que possui indicadores similares”, explicou o secretário de Gestão de Santos, Fábio Ferraz.

Já a prefeita de Guarujá, Antonieta Brito, que também esteve no evento, acredita que as Administrações terão que passar por uma grande adaptação. Segundo ela, o processo terá que ser efetivo na Administração, devendo ser feito por funcionários das secretarias. “Temos que ter uma mudança de cultura, pois não adiantará o município apresentar bons índices e o munícipe não os perceber de forma positiva”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Espetáculo "Proibiram o Amanhã e Outras Drogas Menos Intensas" chega a Bertioga

Evento tem duas sessões no próximo sábado (27)

Santos

Autolotações dos morros de Santos irão integrar com o VLT a partir de quarta (1)

Operação integrada do VLT com as autolotações se dará da mesma forma como ocorre na frota de ônibus municipal

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter