X

Cotidiano

Sabesp descobre furto de 11 milhões de litros de água na Baixada Santista

No ano passado, o furto de água ainda foi maior: 96 milhões de litros de água, que poderiam atender 479 mil pessoas por dia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/07/2015 às 11:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o trabalho das equipes especializadas no combate às fraudes, no primeiro semestre deste ano, a Sabesp constatou 177 fraudes das 379 vistorias em imóveis com suspeita de irregularidade na Baixada Santista. Foram desviados 11 milhões de litros de água tratada, volume suficiente para abastecer 55 mil pessoas por um dia, um prejuízo para empresa de quase R$ 230 mil, quantia que poderia contribuir para novos investimentos na região. No ano passado, o furto de água ainda foi maior: 96 milhões de litros de água, que poderiam atender 479 mil pessoas por dia.

No mês de junho de 2015, uma única ação realizada pela Companhia de Saneamento no município de Guarujá - em conjunto com a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar - numa área irregular da comunidade Vila Selma, constatou o desvio de mais de 365 milhões de litros de água em um ano.

Para identificar a fraude, as equipes de caça-fraude da Sabesp realizam vistorias nos imóveis e também monitoram o histórico de consumo das casas, comércios e indústrias.

Das 379 vistorias, 177 casos de furtos foram identificados na região (Foto: Matheus Tagé/DL)

“Este trabalho permite aumentar a oferta de água e a eficiência da distribuição às residências. Mas é importante a consciência de todos neste processo de utilização correta e preservação dos equipamentos”, explica o gerente do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro Andrenandes Gonçalves.

Além de ser comum o desperdício de água por parte do fraudador, porque não vai pagar o consumo real, o furto é considerado crime. A pena é de um a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa.

Qualquer violação aos equipamentos da Sabesp prejudica o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário. O que pode causar, respectivamente, desabastecimento ou extravasamentos dos esgotos.

A empresa também conta com a colaboração da população que denuncia pelo 0800 055 0195 ou pelo Disque-Denúncia (181). A pessoa não precisa se identificar e a ligação é gratuita.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

A ficha caiu! Polícia apreende 10 máquinas caça-níqueis em Santos

Ocorrência aconteceu na Rua Liberdade, no Bairro do Boqueirão

Nacional

Levantamento aponta que está mais barato comer fora do que em casa; entenda

Segundo a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de SP, estabelecimentos arcam com 14,4% dos custos para manter preços, reduzir lucro e fidelizar clientes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter