Revitalização da Praça dos Expedicionários, em Guarujá, entra em fase final

Ponto turístico abrigará uma fonte interativa, atração inédita na Cidade que contará com iluminação e jatos d'água

Comentar
Compartilhar
14 SET 2021Por Da Reportagem16h39
Para tornar a orla ainda mais atrativa, a Prefeitura está finalizando a fonte interativaPara tornar a orla ainda mais atrativa, a Prefeitura está finalizando a fonte interativaFoto: Divulgação/PMG

Um dos pontos turísticos mais frequentados de Guarujá está em obras. A Praça dos Expedicionários, na orla de Pitangueiras, está ganhando nova forma. Isto porque a Prefeitura de Guarujá está trabalhando na revitalização do local que contará com uma atração inédita na Cidade: uma fonte interativa. Com 80% dos serviços já executados, as intervenções seguem aceleradas, com previsão de término na próxima temporada de verão.

Há equipes trabalhando na construção de um muro de arrimo para proporcionar a estabilidade do terreno. A estrutura em concreto será voltada para faixa de areia, funcionando como uma barreira de proteção.

Além disso, há homens executando o piso em mosaico em uma parte da praça, preservado as tradicionais pedras portuguesas, e, em outra, trabalham na confecção de cimento queimado. Também está em andamento o serviço de paisagismo, que tornará o ambiente mais receptivo.

Fonte interativa

Para tornar a orla ainda mais atrativa, a Prefeitura está finalizando a fonte interativa. O equipamento funcionará com jatos d'água que saem de um piso em acabamento fulget, por meio de 115 caixas com iluminação. A estrutura já está parcialmente pronta, faltando apenas ajustes finais.

De acordo com os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), responsável pela supervisão dos serviços, atualmente, os operários estão executando a instalação elétrica e concluindo a iluminação ornamental da fonte luminosa.

Investimento

As intervenções na Praça dos Expedicionários são parte de um convênio firmado com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur), do Governo do Estado, que compreende, ainda, a revitalização da Praça das Bandeiras e aberturas de vias na Praia de Pitangueiras. Para tanto, serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões.