Fonte Interativa está com 70% das obras concluídas em Guarujá

Praça dos Expedicionários, localizada na orla de Pitangueiras, está recebendo intervenções para melhor receber munícipes e visitantes no período pós-pandemia

Comentar
Compartilhar
15 ABR 2021Por Da Reportagem20h01
Iniciativa integra um conjunto de obras destinado à revitalização da orla da Praia de PitangueirasIniciativa integra um conjunto de obras destinado à revitalização da orla da Praia de PitangueirasFoto: DIEGO MARCHI/PMG

Uma das apostas para a retomada econômica de Guarujá está tomando forma. Trata-se da fonte interativa – atração inédita em Guarujá, que está sendo construída na Praça dos Expedicionários, localizada na orla da Praia de Pitangueiras. Isto porque, no período pós-pandemia, o novo equipamento turístico com certeza atrairá visitantes à região, impactando positivamente o comércio local.

Para se ter uma ideia, a fonte funcionará com jatos de água que saem de um piso em acabamento fulget, por meio de 115 caixas com iluminação e passagem para o líquido. Conforme este vai sendo "esguichado", retorna à um reservatório construído abaixo do solo para sua reutilização. A alternância das cores, à medida que a água jorra da fonte, abrilhantará os olhos dos visitantes. Cerca de 70% dos serviços já foram executados.

Em complemento ao novo equipamento, a Praça está sendo totalmente repaginada. Agora, o espaço que abrigava o antigo Posto de Bombeiros - desativado e fechado desde que a nova unidade foi inaugurada na direção da Rua Quintino Bocaiúva, em junho de 2019 - será transformado em um ambiente mais acolhedor para que os visitantes desfrutem da paisagem, que é um dos cartões postais da Cidade.

As obras na Praça dos Expedicionários estão sendo realizadas com investimentos de aproximadamente R$ 996 mil, provindos de um convênio estadual de 2019, via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Além destas, o projeto de revitalização da orla de Pitangueiras inclui outras obras de infraestrutura turística, como a abertura de quatro vias públicas, a revitalização da Praça das Bandeiras, a implantação de iluminação ornamental, e ainda, uma 'Estação de Brincar'.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson Jesus, está confiante quanto à missão das melhorias no local. "A economia da nossa Cidade está estritamente ligada às atividades turísticas, uma das que mais sofrem desde o início da pandemia. Temos 27 belas praias, e, no caso das urbanas, que é onde se concentram os visitantes, o consumo de insumos e serviços é altíssimo. Devido às possibilidades de bem-estar e lazer que serão proporcionados aqui, é certeira a adesão ao equipamento, o que irá alavancar a geração de emprego e renda", finalizou o secretário.