X

Cotidiano

Religiosos muçulmanos defendem reforma da educação para conter extremismo

As recomendações dos religiosos e ulemas (sábios e doutores da lei) integram um comunicado publicado no fim do seminário O Islã e a Luta Antiterrorista

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 25/02/2015 às 18:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ulemas e dignitários religiosos muçulmanos do mundo inteiro manifestaram hoje (25), em Meca, na Arábia Saudita, a necessidade de uma reforma da educação para combater o extremismo, no âmbito de um seminário de três dias sobre a luta contra o terrorismo. Pronunciaram-se ainda a favor de uma revisão das mensagens religiosas incluídas nos programas escolares, de modo a que passem a ter "uma abordagem mais moderada".

As recomendações dos religiosos e ulemas (sábios e doutores da lei) integram um comunicado publicado no fim do seminário O Islã e a Luta Antiterrorista, organizado pela Liga Islâmica Mundial, que reúne organizações não-governamentais e tem sede em Meca.

"A luta contra o terrorismo e o extremismo religioso não é contrária ao Islã", destaca o texto, que surge num momento em que a Arábia Saudita e outros estados árabes combatem os “jihadistas” do grupo extremista Estado Islâmico (EI), que tem estado em ação sobretudo no Iraque, na Síria e na Líbia. "O terrorismo não tem religião ou pátria, e é injusto e errado acusar o Islã", acrescenta o comunicado.

Domingo, no início do seminário, o xeque da Al-Azhar, uma das mais prestigiadas instituições do Islã sunita, apelou aos países muçulmanos para que reformem os seus programas escolares, de modo a travar o extremismo religioso - resultado de "um acúmulo histórico de tendências excessivas, inerentes ao nosso patrimônio, nascido de uma errada interpretação do Corão e da Suna (palavras e atos do profeta Maomé)" -, declarou o xeque Ahmed Al-Tayeb.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter