X

Cotidiano

Reconstrução de Xanxerê deve levar um ano, afirma prefeito

As buscas por vítimas não cessaram. Até o fim da manhã desta quarta-feira, 22, foram confirmadas as mortes de Alcemar Sutil, de 31 anos, e Deonir Comin, de 48

Publicado em 22/04/2015 às 14:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Metade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, está destruída após a passagem de um tornado a 250 km/h na tarde de segunda-feira, 20. Para reconstruí-la, o prefeito Ademir Gasparini (PSD) estima o prazo de um ano. Na cidade de 48 mil habitantes, o tornado deixou seis mil desabrigados, 120 feridos e dois mortos.

Antes da reconstrução, ainda há o trabalho de resgate. As buscas por vítimas não cessaram. Até o fim da manhã desta quarta-feira, 22, foram confirmadas as mortes de Alcemar Sutil, de 31 anos, e Deonir Comin, de 48.

Já para auxiliar na locomoção dos desabrigados, o Ministério da Integração Nacional solicitou 200 soldados do Exército. O ministro Gilberto Occhi, que visitou Xanxerê, também buscará recursos para a reconstrução das residências - cerca de três mil foram atingidas.

Metade de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, está destruída após a passagem de um tornado a 250 km/h (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)

O governador Raimundo Colombo (PSD) decretou calamidade pública e vai destinar recursos do Fundo Estadual para o município, mas ainda não informou o valor da verba.

Enquanto o ministro do Trabalho, Manoel Dias, comprometeu-se a garantir o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aqueles que tiveram perdas nas suas residências. De acordo com Dias, os pedidos de retirada do FGTS terão início nesta quarta-feira e a liberação pode sair ainda nesta semana.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter