X

Cotidiano

Projeto 'Padrinho de Fim de Semana' aproxima cães de possíveis donos em Santos

Iniciativa permite que cachorros passem dias na casa dos pretendentes que ainda estão em dúvida

Vanessa Pimentel

Publicado em 12/02/2019 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante o período é possível observar o comportamento do animal, os hábitos, e se apegar. Nessa hora, a adoção acontece / Nair Bueno/DL

A Coordenadoria de Proteção à Vida Animal de Santos (Codevida) começou 2019 com o projeto “Padrinho de Fim de Semana” a todo vapor. Só em janeiro, dois cães foram adotados através da ideia que, de forma despretensiosa, pode ganhar o coração dos humanos que ainda estão em dúvida sobre ter ou não a companhia de um cão.

De acordo com Flavia Barros Feitosa, chefe de abrigo da Codevida, muita gente têm vontade de adotar um bichinho, mas como trabalha fora ou tem diversos compromissos, fica em dúvida sobre como o cachorro vai se adaptar. É esse dilema que a ação pode ajudar a resolver.

Durante o período que o cachorro fica com a pessoa – que vai de sexta a segunda-feira-, ela pode observar o comportamento do animal, os hábitos, e se apegar. Nessa hora, se o coração decidir, a adoção acontece. Mas, caso a pessoa não possa ficar com o animal, não tem problema. A intenção é apenas proporcionar dias mais divertidos aos cães que moram no abrigo.

“A ideia é legal, principalmente, porque dá oportunidade aos cães adultos que estão aqui há anos de finalmente serem adotados”, explica Flavia.
Ainda hoje a procura maior é por filhotes, o que   deixa cada vez mais longe a chance dos velhinhos terem um lar. Dos 110 animais abrigados na coordenadoria, a maioria é idosa e nunca foi adotada.

“No último final de semana fizemos uma feira só de cães adultos e nem um foi adotado”.

Vale lembrar que os cachorros maduros já passaram pela fase de roer objetos, sabem onde fazer as necessidades, e são mais sossegados, ou seja, geralmente
dão menos trabalho que um filhote, mas correspondem com o mesmo amor e companhia dos ainda pequenos.

Para participar do projeto é necessário passar por uma entrevista, levar RG, CPF e comprovante de residência. O padrinho ou madrinha pode escolher o animal que mais lhe interessar e devolvê-lo na segunda. A Codevida fica na Av. Francisco Manoel - Jabaquara, s/nº.

Passeios

É possível também ser voluntário e levar os cachorros para passear durante a semana. Interessados devem ir ao local, de segunda a sexta-feira, das 13 às 16h, para entrevista. Cada pessoa poderá levar um animal por vez. Já os gatos podem receber visitas nas baias através do projeto Aconchego Felino.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter