X

Cotidiano

Projeto ligado à ONU apresenta, em Santos, estudo sobre lixo no oceano

Da Reportagem

Publicado em 12/10/2022 às 15:55

Atualizado em 12/10/2022 às 16:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação/PMS

Cerca de 33% de todo o plástico que entra anualmente no mercado brasileiro, quase 3,5 milhões de toneladas, pode acabar no oceano. O alerta foi dado, na manhã desta terça-feira (11), pelo Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU Brasil. O diagnóstico nacional sobre o lançamento de lixo no mar foi apresentado na Bolsa Oficial do Café de Santos, dentro da programação ‘Diálogos para a Cultura Oceânica’, evento realizado pela Unesco.

A partir de quinta-feira (13), o sumário do estudo poderá ser conferido no www.pactoglobal.org.br/pg/blue-keepers. O levantamento aponta ainda que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16 quilos de plástico por ano. Segundo a pesquisa, as fontes de resíduos que chegam ao mar são diversas. A maioria se encontra em terra, chegando até o oceano por rios, entre outros caminhos.

Coordenadora do Blue Keepers, Gabriela Otero destaca que após a elaboração do levantamento, que durou nove meses, o passo seguinte é identificar que tipo de plástico é produzido em cada região do País e mapear os caminhos que levam o produto para os mares. "A ideia é propor um debate propositivo com governos e empresas que mais impactam o meio ambiente".

Concluída a análise do lixo que tem potencial de chegar aos mares, o objetivo da Blue Keepers é criar iniciativas que possibilitem reduzir em 30% os descartes nos oceanos até 2030. O projeto busca engajar empresas, governo e sociedade no combate à poluição crônica do oceano por resíduos sólidos, especialmente plásticos.

ÍNDICES MUNICIPAIS

A intenção do Blue Keepers é propiciar, até 2030, soluções preventivas e corretivas, através de parcerias, em 100 cidades brasileiras. "A ideia é fazer um ataque a essas torneiras abertas e levar essas informações para melhorar os índices nas cidades", explica Alexander Turra, coordenador da Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos.

O secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, destaca que um dos diferenciais do Município, em eventos como o da apresentação do relatório da Blue Keepers, é "transformar estes dados em ações efetivas na Cidade". "Santos quando inicia um trabalho e busca soluções, os resultados aparecem".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter