Cotidiano

Projeto de Lei propõe 'novo rótulo' para biscoitos, salgadinhos e refrigerantes; entenda

Projeto foi proposto pela senadora Drª Eudócia (PL-AL), mas ainda será analisado pelas comissões do Senado

Gabriel Fernandes

Publicado em 21/07/2025 às 18:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Estudos internacionais mostram que o consumo frequente desses produtos podem aumentar o risco de vários tipos de câncer / Rene Terp/Pexels

Continua depois da publicidade

Com o propósito de alertar sobre os perigos em consumir produtos industrializados diariamente, um Projeto de Lei quer que as embalagens destes produtos contenham um aviso de "alto potencial cancerígeno".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre a lista dos alimentos que podem conter este rótulo estão os biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo e embutidos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Relembre celebridades que também enfrentaram doença que matou Preta Gil

• Depressão em idosos: como prevenir essa doença com hábitos simples

Proposta

O projeto foi proposto pela senadora Drª Eudócia (PL-AL), e quer obrigar que esse aviso seja bem visível na parte da frente das embalagens. A medida ainda será analisada pelas comissões do Senado. 

Segundo a senadora, estudos internacionais mostram que o consumo frequente desses produtos podem aumentar o risco de vários tipos de câncer, como mama, intestino, pâncreas e boca.

Continua depois da publicidade

Caso a proposta seja aprovada, a empresa que não cumprir com a regra, deverá arcar com punições. A fiscalização será feita por órgãos competentes, e as punições seguirão o Código de Defesa do Consumidor. 

O PL 2.722/2025 propõe alterações no Decreto-Lei nº986, de 21 de outubro de 1969, que estabelece normas básicas sobre alimentos. 

'Ônibus Rosa'

Um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de veículos de transporte público exclusivos para mulheres, rotulados como “Ônibus Rosa”, foi apresentado na Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador Sansão Pereira (Republicanos).

Continua depois da publicidade

Segundo a primeira versão do documento (01-00719/2025), os veículos seriam de uso exclusivo do gênero feminino em todas as regiões da capital.

Inclusive, segundo a psicologia cumprimentar os motoristas faz bem tanto para o passageiro quanto ao motorista

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software