Programa Cubatão Sinfonia realiza Festival Música na Serra

Festival recheado de boa música entra na 5ª edição. Acontece esta semana, na Cota 200

Comentar
Compartilhar
24 JUN 201419h57

Os jovens músicos do Programa Cubatão prepararam uma programação especial na 5ª edição do Projeto "Música na Serra", que leva um pouco da arte feita dentro das salas de aula para a comunidade. Até dia 26, vários grupos musicais formados dentro do Programa realizam audições aberta ao público, na sede do Cubatão Sinfonia, que fica na Av. Principal, 1016, na Cota 200.

Nesta quarta-feira (25), a programação tem início com apresentação do Grupo de Clarinetes, coordenado pelo professor Germano Blume. Sera às 10h e 15h. O Grupo de Flautas Tranversais, comandado por Marcelo Rosário, também dá o ar da graça, com repertório erudito e popular. Será às 10h30 e 15h30.

Já a Orquestra de Cordas e a Camerata de Violões preparam apresentação conjunta, às 11h e 16h, e serão dirgidos pelos professores Fábio Ferreira e Fabrício Leite. E o pessoal dos Metais e Percussão faz do espaço da escola um palco, às 11h30, se reapresentando às 16h30, sob o comando de Geraldino Matos e Marcio Lopes.

Na quinta-feira (26), é a vez a criançada. Às 10h, a meninada da Musicalização Infantil solta a voz com a regência da professora Daniela Martins. Depois, às 10h30 e 15h30, o pessoal de Artes Cênicas, comandado por Sílvia Maria Silva Santos, dá um show de espontaneidade. E para terminar, o Grupo de Saxofones, formado por alunos avançados, comandado pelo professor Miraílton Fausto, encanta a comunidade com músicas cheia de vigor e alegria.

Até dia 26, vários grupos musicais formados dentro do Programa realizam audições aberta ao público (Foto: Divulgação/PMS)

Muito mais do que um projeto sociocultura, o Cubatão Sinfonia funciona como um projeto de apoio a crianças e adolescentes que desejam ingressar na vida artística. O coordenador do Programa, professor Leandro Sampaio, afirma que em todos esses anos de atividades são muitas histórias, todas em que o projeto exerceu um papel fundamental na educação. "O Cubatão Sinfonia é muito mais do que uma atividade para manter o jovem fora da ociosidade, ele prepara a vida", destaca.

O Programa sociocultural foi criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão. A ideia é atender, por meio da música, jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. Os estudantes têm aulas de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita). Os alunos vivenciam aulas teóricas e práticas e são acompanhados por monitores. depois de integrados aos estudos, podem participar de grupo como Camerata de Violões, quintetos e sextetos.

Desde 2011, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o país.