Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas até março

Os interessados devem se inscrever até dia 15 de março, na sede do programa, na Avenida Principal, 1016, Cota 200, das 10 às 16h

Comentar
Compartilhar
19 FEV 2018Por Da Reportagem19h18
O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições abertasFoto: Divulgação/PMC

O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas para novos alunos. Para participar, basta ter de 5 a 18 anos de idade. São oferecidas aulas de expressão corporal e musicalização infantil para os menorzinhos e - para o restante da turma - classes de clarinete, violão e percussão, tudo de graça. Este ano, por conta da crise financeira e baixa de recursos, o Programa optou por reduzir o número de classes e de alunos.

Os interessados devem se inscrever até dia 15 de março, na sede do programa (Av. Principal, 1016, Cota 200), das 10 às 16h. É preciso levar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência; declaração de escolaridade e e uma foto 3X4.

O Cubatão Sinfonia é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Copebras - empresa do grupo CMOC International Brasil que possui operação de fosfatos. Tem, ainda, o apoio da Prefeitura de Cubatão e do Ministério da Cultura.

As atividades musicais oferecidas pelo Programa Cubatão Sinfonia são totalmente gratuitas, garantindo o acesso a toda comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever e deverá apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.

O Programa

Conta com cerca de 120 alunos matriculados, moradores das Cotas e outros núcleos próximos. A criançada tem aulas na teoria e prática, de instrumentos de sopro (clarinete), percussão erudita e popular, cordas (violão) e musicalização infantil (desde as primeiras notas musicais até a escolha do instrumento). Além disso, os estudantes compõem os Grupos de Câmara, Camerata de Violões e Coral.

O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento humano, social, educacional, artístico e cultural. O Cubatão Sinfonia tem o intuito de auxiliar a construção das competências humanas, sociais e culturais, possibilitando a construção de novos conhecimentos e socialização. O projeto atende moradores em territórios de baixa renda e de vulnerabilidade social, de acordo com o diagnóstico social do município. Por meio das atividades, cria oportunidades de atuação positiva na sociedade.

O programa completa 10 anos de atividades ininterruptas. Surgiu em 2007, quando ainda era um projeto. Desse tempo pra cá, acolheu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. A Copebras, além do apoio financeiro, acompanha a evolução das atividades por meio de diagnósticos. Desde 2012, possui o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País.