X

Cotidiano

Professor desenvolve Projeto Facebook para auxiliar no aprendizado

O professor da escola cria "Projeto Facebook" para atrair mais os alunos das aulas

Publicado em 20/08/2015 às 17:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o intuito de dinamizar as aulas de Língua Portuguesa, aliando o conhecimento à tecnologia, o professor Orlando Dias Sales, da Escola Municipal Lucimara de Jesus (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 - Santa Rosa), lançou o “Projeto Facebook”, após discutir, em uma das reuniões pedagógicas da Unidade escolar, sobre a relevância do uso das redes sociais para o ensino. O objetivo é mostrar a importância da tecnologia na educação.

O projeto foi iniciado no primeiro bimestre pelo professor, com os alunos do 7° ano C, utilizando textos e reflexões; explicando aos alunos a parte teórica do assunto. A partir do segundo bimestre, os alunos iniciaram a parte prática, elaborando relatos das aulas, selecionando letras de música e trabalhando a importância dos pronomes para construção do texto. Todas as atividades são revisadas pelo professor, antes de serem postadas na página. O Projeto foi batizado de “Projeto Volante” e tem possibilidade de ser ampliado para outras turmas.

Com isso, foram feitas as “eleições” para coordenadores de classe, com a finalidade de indicar responsáveis pelo projeto: Thaíssa Cavalcante dos Santos, Josiane Santiago Lima e Flávia Sabrina, todas com 12 anos,foram eleitas. As ações visam também desenvolvimento da autonomia e cooperação do grupo.

As coordenadoras relataram que o envolvimento nas aulas aumentou. “Eu consegui aprender muito mais por causa do projeto e das aulas do professor”, conta Josiane. Já Thaíssa, disse que suas notas melhoraram na área de Língua Portuguesa. “Eu me desenvolvi bastante, com esse tipo de aula. Consegui aprender e gostar mais da disciplina.”

A responsável pela página no facebook, Flavia Sabrina, conta que veio transferida de outra escola e que está gostando das aulas que tem com o professor. “A ideia é muito boa, principalmente hoje em dia que todos nós somos ligamos à tecnologia, trazer para sala faz com que todos os alunos se interessem ainda mais pelas aulas”, conta.

De acordo com o professor, a ideia do projeto surgiu após iniciar seu mestrado na Unicamp, onde as aulas são todas na era digital, e também por perceber o esforço de outros professores para que os alunos se envolvessem mais. “Este método de ensino está aproximando os alunos dos estudos”, disse Sales.

A idéia é que este a ação fique na página da escola para que todos possam acessar, e também que cada professor tenha um projeto volante. Até o momento, a página é fechada e só pode ser acessada pelos alunos do 7ºC, por motivos de segurança. Para outras informações no telefone 3358 2335.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Dupla invade casa e furta moto em Praia Grande; Veja vídeo

Crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (3)

Polícia

Polícia Civil apreende arma de fogo em apartamento no Guarujá

Os investigadores foram acionados pelo zelador após moradores relatarem terem ouvido os disparos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter