X

Cotidiano

Produção de petróleo e gás natural foi recorde em dezembro, diz ANP

De acordo com a agência, a produção de petróleo aumentou 18,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/02/2015 às 19:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A produção total de petróleo no Brasil em dezembro de 2014 atingiu 2,497 milhões de barris diários e de gás natural chegou a 95,1 milhões de metros cúbicos. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a ANP, os resultados foram os maiores já registrados. O recorde anterior foi em outubro de 2014. Naquele momento foram produzidos 2,393 milhões de barris diários de petróleo e 92,7 milhões de metros cúbicos de gás natural.

De acordo com a agência, a produção de petróleo aumentou 18,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Mas em relação a novembro cresceu 5,9%. Já a produção de gás natural subiu 16,6% se comparada ao mesmo mês de 2013 e 3,8% na relação com o mês anterior.

A ANP informou ainda que a produção do pré-sal, em 47 poços, alcançou 667 mil barris por dia (bbl/d) de petróleo e 23,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural. O total de 815,8 mil barris de óleo equivalente por dia, representou um aumento de 11,2% na comparação a novembro. A agência esclareceu que esses poços são onde a produção ocorre no horizonte geológico denominado pré-sal, em campos localizados na área definida na lei que dispõe sobre a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, sob o regime de partilha de produção.

A produção de petróleo e gás natural foi recorde em dezembro (Foto: Divulgação)

Ainda conforme a ANP, o aproveitamento do gás natural em dezembro atingiu 94,9%, chegando a 4,9 milhões de metros cúbicos por dia, aproximadamente, 10% de aumento em relação a novembro e de 11,9% em relação a dezembro do ano anterior.

Grande parte da produção de petróleo e gás natural (91,8%) foi proveniente de campos operados pela Petrobras. 93,4% da produção de petróleo e 75,7% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.

O campo de maior produção de petróleo foi o de Roncador, na Bacia de Campos. A média ficou em 331,5 mil barris por dia, enquanto, o Campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com produção média de 10,3 milhões de metros cúbicos por dia. Já a plataforma P-52, localizada no Campo de Roncador, foi a que registrou maior produção: foram produzidos cerca de mil barris de óleo equivalente por dia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter