A expressiva produção do pescado está diretamente ligada às características geográficas do país / Pixabay
Continua depois da publicidade
A partir de 1º de fevereiro, Marrocos, líder global na exportação de sardinhas, deixará de comercializar no exterior a sardinha congelada. O país, situado no norte da África, anunciou a suspensão como uma medida estratégica para proteger o consumo interno.
O objetivo da decisão é assegurar o abastecimento da população e reduzir a pressão sobre os preços, que vêm registrando alta no mercado internacional.
Continua depois da publicidade
A sardinha tem papel fundamental na alimentação dos marroquinos e também é bastante consumida no Brasil. Aproveite e veja também: Peixe com cabeça de cobra? A criatura agressiva com 50 mil filhotes que apavora pescadores
A expressiva produção do pescado está diretamente ligada às características geográficas do país. Com uma extensa faixa litorânea, Marrocos reúne condições ideais para a pesca em grande escala.
Continua depois da publicidade
Informações de fontes locais indicam que a interrupção das exportações está relacionada à diminuição da disponibilidade de sardinha congelada. Ainda não há previsão oficial para a retomada das vendas ao exterior.
A atividade pesqueira voltada à sardinha é uma das mais importantes do país e responde por cerca de 80% dos recursos provenientes da pesca costeira marroquina