X

Cotidiano

Procópio Ferreira ainda aguarda pelo AVCB, em Guarujá

A agenda do governador não é o único motivo do teatro ainda não ter sido reinaugurado. Falta aprovação dos bombeiros

Carlos Ratton

Publicado em 15/02/2015 às 10:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além de uma brecha na a agenda do governador Geraldo Alckmin (PSDB), os moradores e turistas de Guarujá estão na dependência do Corpo de Bombeiros para, finalmente, assistir a reinauguração do Teatro Procópio Ferreira. O equipamento, que estava tudo certo para ser entregue na primeira quinzena deste ano, ainda aguarda a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Segundo apurado extraoficialmente – os Bombeiros e a Prefeitura não confirmam – houve problemas relacionados à caixa d´água e às instalações dos equipamentos de som. No entanto, a Secretaria de Infraestrutura e Obras de Guarujá informa que já realizou as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros e aguarda a vistoria para liberação do AVCB e a Secretaria de Cultura ressalta que espera a vinda do governador para realizar a inauguração do espaço, porém, sem data definida.

A prefeita pretende homenagear artistas na inauguração, como Wega Nery e Procópio Ferreira, por intermédio de seus familiares. O teatro está totalmente acessível, com barras e rampas e dois elevadores – um para o palco (reformulado) e outro para a plateia, que contará com 355 lugares. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) também já estava sendo providenciado.

Houve intervenções no foyer (área externa do auditório), no sistema de acústica e as redes elétrica, hidráulica e telefonia. Ao invés de apenas dois, agora são quatro camarins. A obra também inclui reforma de telhado, forro e assoalho do prédio.

O novo Teatro Procópio Ferreira contará com uma cafeteria (em fase de licitação) e uma biblioteca de arte, cujo acervo já está sendo providenciado. O Sistema de ar-condicionado é todo novo e os banheiros estão todos adaptados, acompanhando a acessibilidade de todo o equipamento. A Galeria de Arte Wega Neri contará com 130 metros quadrados para exposições. A restauração e as reformas do teatro ficaram por conta da arquiteta Patrícia Lima, que é diretora do Patrimônio Histórico da Cidade.

Corpo de Bombeiros ainda não realizou nova vistoria (Foto: Luiz Torres/DL)

Década de 70

Inaugurado em 15 de dezembro de 1979, o principal equipamento cultural da Cidade estava fora de cena desde 2011. A obra foi orçada em R$ 1,7 milhão e já previa acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida ao auditório. Essa foi a primeira grande interferência na estrutura física do teatro desde a sua construção. O projeto original foi assinado pelo arquiteto César Galha Bergstrom Lourenço. O equipamento foi construído na gestão do prefeito Jaime Daige.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter