Cotidiano

Procon inicia operação para 'monitorar' preços em mercados de Guarujá

Ação 'De Olho no Mercado' pretende vistoriar todos os estabelecimentos da cidade para garantir direitos dos consumidores

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 19/05/2025 às 14:32

Atualizado em 19/05/2025 às 16:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Iniciativa visa assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá deu início, nesta quinta-feira (15), à operação “De Olho no Mercado”, uma ação de fiscalização do Procon que tem como foco os estabelecimentos que comercializam alimentos no município. A iniciativa visa assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados, com atenção especial aos preços, formas de pagamento e validade dos produtos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), será contínua e só será concluída após a inspeção de todos os mercados da cidade — desde os de pequeno porte até os maiores supermercados.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Diversas marcas populares de café são suspensas pela Anvisa e saem do mercado

• Remédios ficam mais caros a partir de hoje; veja nova tabela de preços

• Procon exige reforço nas reposições de medicamentos contra virose no litoral de SP

Durante as vistorias, os fiscais do Procon de Guarujá adotam um protocolo rigoroso. Os agentes verificam a clareza dos preços nas prateleiras, a veracidade de ofertas publicadas, a correspondência de valores entre as gôndolas e os caixas, além das condições de pagamento, como regras de parcelamento e eventuais cobranças de juros. Também são analisadas a validade dos produtos e as formas de cobrança aplicadas aos consumidores.

Você sabia que o primeiro supermercado do Brasil foi inaugurado em SP há mais de 70 anos?

Continua depois da publicidade

Segundo o Procon, todas as medidas seguem o que determina o Código de Defesa do Consumidor, com o objetivo de coibir práticas abusivas e garantir um ambiente de compra seguro e transparente para a população.

Fábio Antunes, gestor de programa do Procon de Guarujá, destacou a importância da operação. “Com essa ação, reforçamos o compromisso da Prefeitura com a defesa do consumidor e o equilíbrio nas relações de consumo no Município”, afirmou.

A operação deve trazer mais segurança para os consumidores de Guarujá e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelo comércio local.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software