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Cotidiano

Primeiro VLT deve chegar quarta-feira na Baixada Santista

O transporte de passageiros está previsto para entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2015, ligando as cidades de Santos e São Vicente em um trajeto aproximado de 30 minutos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/05/2014 às 16:58

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O Terminal Portuário Deicmar, situado no Cais do Saboó, no Porto de Santos, deve receber na próxima quarta-feira (21) a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que irá operar na Baixada Santista.

O transporte de passageiros está previsto para entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2015, ligando as cidades de Santos e São Vicente em um trajeto aproximado de 30 minutos.

Formado por 3 carros, a composição é fabricada em Valência, na Espanha.  Até agosto de 2015 serão recebidas todas as 22 composições, somando 66 carros. O navio que trará o primeiro veículo é o Grande Buenos Aires, da Grimaldi, que atua na modalidade Roll-On-Roll-Off Multipropósito, com comprimento de 214 metros.

A descarga do navio será realizada por Maffis trailler, responsáveis pelo descarregamento e transposição para carretas.

Segundo José Roberto Costa, gerente executivo de logística da empresa Cisa Trading, responsável pela gestão logística e pelo processo de importação nesta operação, a escolha da Deicmar para receber a carga se deve à localização privilegiada do Terminal, expertise da empresa em operações com embarcações Ro-Ro e o bom relacionamento entre as duas companhias e armador.

O primeiro VLT na Baixada Santista deve chegar a Santos na quarta-feira (Foto: Divulgação)

Cada VLT terá 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento, velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80km/h), ar condicionado e piso que facilita a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção, e com capacidade para 400 usuários por viagem. O investimento total é estimado em mais de R$ 1 bilhão na compra dos equipamentos, infraestrutura , execução e manutenção do sistema.

O empreendimento do Governo do Estado de São Paulo, tem a EMTU/SP como coordenadora e o consórcio TremVia Santos -  formado pelas empresas TTrans e Vossloh Espanha S/A -  como responsável pela execução.

A obra é parte da reestruturação do transporte público da Baixa Santista e interligará 9 municípios, com previsão de benefícios a toda a população metropolitana da Região, estimada em 1,9 milhão de habitantes.

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