Cotidiano
Os locais escolhidos foram um logo após a entrada de Itariri, para quem vem da Baixada Santista, e outro na saída para a BR-116
Esses locais são os que têm menos estruturas, se comparados com o restante da rodovia / Márcio Ribeiro/DL
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Passados seis meses que a Rodovia Padre Manuel da Nóbrega foi concedida à iniciativa privada, as primeiras praças de pedágios já começaram a ser instaladas. Uma está praticamente pronta e em fase de testes, enquanto uma outra está sendo erguida.
Os locais escolhidos foram um logo após a entrada de Itariri, para quem vem da Baixada Santista, e outro na saída para a BR-116, após o Bairro Musácea, de Pedro de Toledo.
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Curiosamente, esses locais são os que têm menos estruturas, se comparados com o restante da rodovia, pois ficam no trecho de pista simples e com subidas e descidas, além de um índice relevante de acidentes graves.
Quem passar por lá pode perceber algumas pinturas novas e placas recém-colocadas, mas o local ainda é carente dos dispositivos conhecidos como “olho de gato”, que ajudam na visibilidade em locais com pouca luz ou em situações de neblina, como é o caso do trecho que é sujeito a tal condição atmosférica.
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Conforme definido previamente no contrato de concessão, na primeira etapa estão previstos pedágios eletrônicos nos km 236, 360, 369 e 389 da rodovia SP-055. O sistema de pedágio eletrônico nesses locais poderá entrar em operação somente após os trabalhos iniciais, com a conclusão de melhorias e o cumprimento de exigências de segurança e conforto para os usuários.
O valor da tarifa, definido em edital, será de aproximadamente R$ 2. O sistema também prevê desconto para usuários frequentes, que pode chegar a até 20%.
O Consórcio Novo Litoral (CNL), que assumiu a gestão do trecho concedido em 1º de novembro de 2024 e, desde então, tem trabalhado para promover melhorias, esclareceu que está prevista a instalação de até 22 equipamentos de fiscalização de velocidade ao longo dos 212 km sob responsabilidade da concessionária (SP-088, SP-098 e SP-055), com prioridade para os trechos com maior incidência de acidentes e conforme contrato de concessão.
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A proposta da localização já foi protocolada na ARTESP, que fará a validação dos locais em parceria com o DER-SP. A instalação e o início da operação dos equipamentos dependem dessa definição, com previsão de conclusão até o fim deste ano.
“A medida visa à prevenção de acidentes, especialmente em trechos onde a desobediência aos limites de velocidade tem contribuído para ocorrências graves. Os radares são ferramentas de segurança viária e reforçam o compromisso com a integridade dos usuários”, conforme a nota.
De acordo com a CNL, os motoristas já contam com uma estrutura operacional completa e ativa 24 horas por dia, que inclui atendimento pré-hospitalar com UTIs móveis, remoção de veículos, inspeção viária, combate a incêndios e oito Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).
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Paralelamente, está em andamento um amplo programa de conservação viária, com foco na melhoria do pavimento, sinalização, drenagem, contenções e outros aspectos fundamentais para garantir mais segurança, conforto e fluidez no tráfego.
Em Itariri e Pedro de Toledo, estão previstos para os próximos 6 anos 29,3 km de duplicação, com três implantações de pontes sobre os rios Areado, Azeite e Peixe. Além de 3,1 km de vias marginais, 3,8 km de ciclovia, 13 dispositivos de retorno, 5 novas passarelas, 7 revitalizações de pontos de ônibus e 15 passagens de fauna.
“A Concessionária Novo Litoral reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo constante e a responsabilidade social, assegurando que todas as informações sobre a futura cobrança de pedágio e demais serviços serão amplamente divulgadas, com antecedência, pelos canais oficiais da empresa.”
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