X

Cotidiano

Presidente queniano fala sobre ataque terrorista a universidade

Em discurso transmitido para todo o país, ele disse que ordenou ao chefe de polícia que apresse o treinamento de 10 mil recrutas policiais, cujo registro está pendente

Publicado em 02/04/2015 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse que seu governo enviou forças de segurança para tentar encerrar o impasse numa universidade do nordeste do país, mais de nove horas desde que atiradores do grupo somali Al-Shabab atacaram o local.

Pelo menos 15 pessoas foram mortas e 60 feridas nesta quinta-feira, no ataque à Universidade Garissa.

Em discurso transmitido para todo o país, ele disse que ordenou ao chefe de polícia que apresse o treinamento de 10 mil recrutas policiais, cujo registro está pendente. Para o presidente, o Quênia "sofreu desnecessariamente em razão da falta de pessoal de segurança".

"Estou triste em informar à nação que, nesta madrugada, terroristas atacaram a Universidade Garissa e feriram várias pessoas, além de fazer reféns".

Pelo menos 15 pessoas foram mortas e 60 feridas nesta quinta-feira, no ataque à Universidade Garissa (Foto: Associated Press/Estadão Conteúdo)

O ministro do Interior Joseph Nkaissery disse que um suspeito foi detido ao tentar fugir da universidade. Um sobrevivente disse ter visto cinco homens armados invadindo o local.

Autoridades disseram que houve um violento confronto entre os militantes e a polícia, já moradores descreveram um grande número de disparos e explosões no local. Policiais, militares e reforços de contraterrorismo foram enviados para o campus.

"Os homens atiraram nos estudantes e nos funcionários da Universidade de forma indiscriminada. Matemos nossa operação, na medida em que os militantes mantêm sua posição num dormitório estudantil da universidade", segundo comunicado do inspetor-geral da polícia queniana, Joseph Boinnet. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter