X

Cotidiano

Ataque aéreo mata pelo menos 35 trabalhadores em fábrica no Iêmen

O episódio em Hodeida aconteceu um dia depois de grupos humanitários terem expressado apreensão com o alto número de mortes de civis nos confrontos no Iêmen

Publicado em 01/04/2015 às 15:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aviões da coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardearam posições de rebeldes xiitas tanto no norte quanto no sul do Iêmen na manhã desta quarta-feira. Os ataques também atingiram uma fábrica na cidade portuária de Hodeida, oeste do país, matando ao menos 35 trabalhadores, segundo testemunhas e autoridades.

As ações foram realizadas no sétimo dia dos ataques da coalizão contra os rebeldes xiitas iemenitas, conhecidos como houthis. A campanha tem como objetivo enfraquecer os rebeldes, que segundo suspeitas receberiam ajuda do Irã e são aliados do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, e retirá-los do poder.

Desde seu avanço pelo país iniciado no ano passado, os houthis tomaram a capital Sanaa e várias províncias, além de fazer com que o presidente Abed Rabbo Mansour Hadi fugisse para o exterior quando estava abrigado na cidade portuária de Áden, no sul.

Os ataques desta quarta-feira tiveram como alvo campos do Exército controlados pelos rebeldes em Hodeida, no Mar Vermelho, e atingiram depósitos pertencentes a uma fábrica de produtos lácteos.

Armas antiaéreas foram disparadas antes de a fábrica pegar fogo. Partes do prédio principal, onde haviam trabalhadores, ruíram com a explosão, segundo pelo menos cinco testemunhas e autoridades. De acordo com o centro médico de Hodeida, pelo menos 35 trabalhadores foram mortos, muitos deles esmagados pelos escombros ou queimados.

Dois oficiais militares disseram que a fábrica eram usada como depósito de armas dos rebeldes e que, embora os ataques tenham destruído os depósitos, o prédio principal da fábrica foi apenas parcialmente destruído, sugerindo que ele pode ter sido atingido a partir do solo. Todos os oficiais e testemunhas falaram em condição de anonimato.

O episódio em Hodeida aconteceu um dia depois de grupos humanitários terem expressado apreensão com o alto número de mortes de civis nos confrontos no Iêmen.

Relatório divulgado na terça-feira pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância, o Unicef, diz que 62 crianças foram mortas e 30 feridas durante combates no Iêmen na última semana. Não estava claro se as mortes foram resultado de ataques aéreos ou de confrontos e batalhas de rua entre grupos rivais em todo o país.

Também na terça-feira, o escritório de direitos humanos da ONU em Genebra disse que seus funcionários no Iêmen confirmaram que pelo menos 19 civis morreram quando ataques aéreos atingiram um campo de refugiados perto do reduto houthi de Saada, norte do país, no domingo. Pelo menos 35 pessoas ficaram feridas, dentre elas 11 crianças. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter