X

Cotidiano

Praia Grande receberá seis novos profissionais do Mais Médicos

Os médicos passarão por um período de treinamento antes de ingressarem na rede municipal. Cidade já conta com cinco médicos do Programa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/10/2013 às 18:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praia Grande receberá nos próximos dias seis novos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Os médicos passarão por um período de treinamento antes de ingressarem na rede municipal. A Cidade tem investido cada vez mais na atenção básica, com a modernização de unidades já existentes e a construção de outros equipamentos.

Todos os seis novos médicos (três homens e três mulheres) são cubanos, com formação educacional e especializações realizadas no país de origem. São eles: Oneida Hernandes Regalado, Onel Ojeda Dominguez, Onilvia Ramirez Acuna, Omar Estrada Ramirez, Oreste Rivéro e Orlando Pla Pradon.

Com a conclusão desta segunda fase do programa, Praia Grande totalizará 11 profissionais oriundos do Mais Médicos, que serão utilizados em unidades do setor de atenção básica. Na primeira etapa a Cidade foi contemplada com cinco, dois brasileiros e três estrangeiros. No cadastramento do programa, o Município havia solicitado 27 médicos. O Ministério da Saúde informou a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense que até o final de março, com o fechamento do terceiro ciclo, este número deverá ser alcançado.

Os médicos brasileiros já estão trabalhando na atenção básica. Ana Paula Moraes Figueiredo atua na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Samambaia e Tiago Lobianco na Usafa Mirim. Os estrangeiros aguardam o Ministério da Saúde expedir os registros profissionais para iniciarem suas atividades.

Durante o período de treinamentos, os médicos cubanos serão apresentados aos protocolos municipais da saúde e do perfil social, econômico e epidemiológico local. Na última parte, já em campo, os profissionais acompanharão algumas consultas nas Usafas.

Praia Grande receberá nos próximos dias seis novos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos (Foto: Divulgação)

Investimento

Paralelo ao Mais Médicos, Praia Grande também está investindo na contratação de profissionais da área. Recentemente foi realizado um concurso público e, em breve, novos médicos serão convocados.

Já começaram os trabalhos de revitalização e ampliação de cinco unidades de saúde do Município. São elas: o Ambulatório Ocian e as Usafas Ribeirópolis, Samambaia, Mirim e Tupiry II. Os serviços compreendem a readequação e construção de novas salas de atendimento e de espera, ampliando a área útil dos prédios. O investimento será de aproximadamente R$ 530 mil e beneficiará os cerca de 50 mil moradores das localidades atendidas por estes postos de saúde.

Além da ampliação das unidades, mais uma Unidade de Saúde da Família está sendo construída no Bairro Esmeralda e deve ser entregue no início de 2014. A construção de outras seis unidades está prevista para os próximos anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter