X

Cotidiano

Praia Grande organiza fiscalização de som alto emitido na Cidade

A intenção é melhorar o trabalho de fiscalização e pontuar itens que deverão ser reformulados em futuras revisões das legislações existentes

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/01/2014 às 16:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para controlar a poluição sonora e garantir a qualidade de vida e do meio ambiente em Praia Grande, a Prefeitura realiza diversas ações de fiscalização de emissão de sons e ruídos acima da quantidade permitida. Para definir as competências desta ação, a Secretaria de Governo realizou na manhã de quinta-feira (30) uma reunião com representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Sema), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Urbanismo (Seurb) e Trânsito (Setran). A intenção é melhorar o trabalho de fiscalização e pontuar itens que deverão ser reformulados em futuras revisões das legislações existentes.

A fiscalização realizada em Praia Grande segue normativas da lei municipal 118/95, resolução do Conama 01/90, resolução Contran 204/06 e decreto 3688/41.

De acordo com a secretária de Governo, Maura Ligia Costa Russo, a próxima etapa será uma reunião sobre o assunto com representantes da Polícia Militar. “Este esclarecimento é muito importante não somente para a qualidade da execução do serviço, mas também para que a população saiba qual órgão procurar a cada caso”, afirmou.

A cidade Praia Grande irá fiscalizar o som alto (Foto: Divulgação/PMI)

No caso de veículos com som alto em vias públicas, a Setran deve ser acionada através do telefone 0800-7720194. O nível de pressão sonora não pode ser superior a 80 decibéis (medido a 7 metros de distância). O proprietário do veículo que estiver em discordância, estará cometendo uma infração de trânsito prevista no artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (infração grave, podendo ter o carro recolhido ao Pátio Municipal). Neste caso, a exceção é para carros com publicidade em alto falante. Para denúncias de irregularidades neste tipo de atividade, o contribuinte deve entrar em contato com a Sema no telefone 3496-5731.

É a Sema também a responsável pela fiscalização por som alto em casas noturnas, indústrias e comércio em geral e demais fontes como, por exemplo, particulares com equipamentos portáteis.

A Prefeitura não tem competência de atuar em residências que apresentem emissão de som e ruídos acima do permitido. Nestes casos, a Polícia Militar deve ser acionada através do 190.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter