Praia Grande inicia a construção de novo espaço multiuso no Bairro Guilhermina

Obra faz parte dos trabalhos de revitalização da Praça Portugal

Comentar
Compartilhar
28 MAR 2018Por Da Reportagem20h50

Quem passa pela orla da praia, na altura do Bairro Guilhermina, onde estão sendo realizadas obras de revitalização da Praça Portugal, já vem percebendo a mudança na estrutura e visual do local. E, recentemente, tem chamado a atenção a estrutura que está sendo construída no calçadão: trata-se do novo espaço multiuso onde funcionará a feira de artesanato do bairro. Os trabalhos fazem parte do projeto de reurbanização da Praça Portugal. O investimento total é de cerca de R$ 8.5 milhões, sendo que parte dos recursos foram obtidos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

O novo espaço multiuso será um espaço moderno e maior do que o anterior. A estrutura terá 20 m x 93m, totalizando 1860 m² de área coberta (a antiga tinha 1100 m²). Seu piso será em porcelanato técnico anti derrapante, padrão deck de madeira. No centro da construção será montado um “Lounge”, um espaço com mesas e cadeiras onde funcionará a área de alimentação e onde os frequentadores poderão se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e/ou desfrutar dos produtos comercializados.

Como ressaltou a titular da Seop, o local não será restrito às atividades comerciais dos artesãos. "Quando a feira não estiver em atividade será um espaço múltiplo uso para a pratica de atividades físicas e convivência familiar. No entorno da obra, cerca de 5 mil metros do calçadão estão sendo remodelados, com a redistribuição de floreiras e bancos. Os serviços de recomposição do piso e da ciclovia seguem o padrão já estabelecido, utilizando respectivamente o mosaico português, pavimentação e pintura especial na cor vermelha na ciclovia (a tinta utilizada para delimitá-la é emborrachada e anti derrapante).

Revitalização

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea, a reurbanização contempla outros trabalhos, alguns já executados: o sistema de drenagem local (já finalizado) recebeu atenção especial: nas novas linhas foram utilizados tubos de 400 e 600 mm, aumentando a capacidade de captação das águas pluviais. Já os trabalhos no canal São Salvador, que está tendo sua capacidade ampliada com a instalação de aduelas de concreto, estão sendo finalizados. O trecho em obras recebe todo volume do que é captado nesta bacia. "Com estas obras amplia-se a capacidade de captação, minimizando assim a possibilidade de ocorrência de pontos de alagamento não só na avenida, como em todo entorno", disse Eloisa.

As pistas de rolamento da Avenida Presidente Castelo Branco ganharam novo delineamento e pavimentação, no trecho que vai da Praça Lions até altura da Rua São Salvador, contando ainda bolsões de estacionamento (os trabalhos foram realizados antes do início da temporada e já liberados para o tráfego).

E seguindo o padrão já estabelecido nas obras que a Administração Municipal realiza, todas as calçadas estão recebendo, além do piso em mosaico português, equipamentos visando maior acessibilidade, seguindo as determinações indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira (NBR) 9050. Além das rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência, será colocado piso podotátil (para deficientes visuais) ao longo de todo o trecho reestruturado. "Somadas às ações de sinalização horizontal e vertical complementares, que serão executadas ao longo de toda a área, moradores e turistas contarão com um local moderno, que oferecerá maior acessibilidade, segurança e conforto para os pedestres, ciclistas e motoristas, facilitando o trânsito e reduzindo a possibilidade de acidentes”, finalizou a titular da Seop.