X

Cotidiano

Praia Grande inicia a construção de novo espaço multiuso no Bairro Guilhermina

Obra faz parte dos trabalhos de revitalização da Praça Portugal

Da Reportagem

Publicado em 28/03/2018 às 20:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quem passa pela orla da praia, na altura do Bairro Guilhermina, onde estão sendo realizadas obras de revitalização da Praça Portugal, já vem percebendo a mudança na estrutura e visual do local. E, recentemente, tem chamado a atenção a estrutura que está sendo construída no calçadão: trata-se do novo espaço multiuso onde funcionará a feira de artesanato do bairro. Os trabalhos fazem parte do projeto de reurbanização da Praça Portugal. O investimento total é de cerca de R$ 8.5 milhões, sendo que parte dos recursos foram obtidos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

O novo espaço multiuso será um espaço moderno e maior do que o anterior. A estrutura terá 20 m x 93m, totalizando 1860 m² de área coberta (a antiga tinha 1100 m²). Seu piso será em porcelanato técnico anti derrapante, padrão deck de madeira. No centro da construção será montado um “Lounge”, um espaço com mesas e cadeiras onde funcionará a área de alimentação e onde os frequentadores poderão se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e/ou desfrutar dos produtos comercializados.

Como ressaltou a titular da Seop, o local não será restrito às atividades comerciais dos artesãos. "Quando a feira não estiver em atividade será um espaço múltiplo uso para a pratica de atividades físicas e convivência familiar. No entorno da obra, cerca de 5 mil metros do calçadão estão sendo remodelados, com a redistribuição de floreiras e bancos. Os serviços de recomposição do piso e da ciclovia seguem o padrão já estabelecido, utilizando respectivamente o mosaico português, pavimentação e pintura especial na cor vermelha na ciclovia (a tinta utilizada para delimitá-la é emborrachada e anti derrapante).

Revitalização

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea, a reurbanização contempla outros trabalhos, alguns já executados: o sistema de drenagem local (já finalizado) recebeu atenção especial: nas novas linhas foram utilizados tubos de 400 e 600 mm, aumentando a capacidade de captação das águas pluviais. Já os trabalhos no canal São Salvador, que está tendo sua capacidade ampliada com a instalação de aduelas de concreto, estão sendo finalizados. O trecho em obras recebe todo volume do que é captado nesta bacia. "Com estas obras amplia-se a capacidade de captação, minimizando assim a possibilidade de ocorrência de pontos de alagamento não só na avenida, como em todo entorno", disse Eloisa.

As pistas de rolamento da Avenida Presidente Castelo Branco ganharam novo delineamento e pavimentação, no trecho que vai da Praça Lions até altura da Rua São Salvador, contando ainda bolsões de estacionamento (os trabalhos foram realizados antes do início da temporada e já liberados para o tráfego).

E seguindo o padrão já estabelecido nas obras que a Administração Municipal realiza, todas as calçadas estão recebendo, além do piso em mosaico português, equipamentos visando maior acessibilidade, seguindo as determinações indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira (NBR) 9050. Além das rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência, será colocado piso podotátil (para deficientes visuais) ao longo de todo o trecho reestruturado. "Somadas às ações de sinalização horizontal e vertical complementares, que serão executadas ao longo de toda a área, moradores e turistas contarão com um local moderno, que oferecerá maior acessibilidade, segurança e conforto para os pedestres, ciclistas e motoristas, facilitando o trânsito e reduzindo a possibilidade de acidentes”, finalizou a titular da Seop.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter