Praia Grande anuncia obras na orla e calçadão

A previsão é que as obras sejam finalizadas até janeiro de 2015. A obra faz parte do plano de ações do programa Avança PG

Comentar
Compartilhar
03 JAN 201418h09

A orla de Praia Grande passará por reformulações em 2014. Durante a entrega do recapeamento da Avenida Presidente Castelo Branco (avenida da praia) na tarde de quinta-feira (2), o prefeito Alberto Mourão assinou o convênio com o Ministério do Turismo para a revitalização do calçadão entre os bairros Canto do Forte e Mirim (aproximadamente 11 km de extensão). A previsão é que as obras sejam finalizadas até janeiro de 2015. O convênio se refere ao valor de R$ 3.688.644,75, o restante será investido pela Prefeitura (aproximadamente R$ 4.500.000,00), além de investimentos privados para a construção de novos quiosques. A obra faz parte do plano de ações do programa Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada.

A recuperação da pavimentação asfáltica de aproximadamente 8 km da Avenida Presidente Castelo Branco foi a primeira etapa da revitalização da via, que consistirá também na execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares das floreiras a serem remanejadas, inclusão de equipamentos urbanísticos, como banquetas e lixeiras, melhoria da iluminação, instalação de novas câmeras da Central de Videomonitoramento, além de construção de novos quiosques com banheiros públicos.

No total, 150 novos postes serão instalados no trecho (450 luminárias duplas), no modelo do trecho piloto já feito no Bairro Canto do Forte. Junto à iluminação nova, a relocação das palmeiras permitirá também a ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Videomonitoramento (aproximadamente 400 câmeras fixas serão instaladas na Avenida Presidente Castelo Branco). Além disso, os quiosques também passarão por mudanças: 35 novos espaços serão construídos ao longo do calçadão, todos com banheiros públicos com chuveiros.

O prefeito Mourão destacou a importância dos trabalhos. “Já se passaram vinte anos desde a primeira interferência na orla. Desde então a Cidade mudou e precisamos realizar ações que garantam uma melhor circulação de pessoas, além de dar mais segurança a quem utiliza o local com a ampliação da iluminação e visibilidade das câmeras de vídeo”.

Obras serão realizadas entre Canto do Forte e Mirim (Foto: Amauri Pinilha/PMPG)

Sobre o prazo de entrega dos trabalhos, o prefeito destacou que tudo deve ser finalizado antes da próxima temporada de verão. “Os trabalhos de melhoria da iluminação e reforma do calçadão serão iniciados provavelmente ainda este semestre”. Sobre a construção dos quiosques, Mourão afirmou que deve ter início depois do mês de julho. “Já protocolamos o pedido do convênio junto ao Serviço de Patrimônio da União para estes trabalhos”, finalizou.

O aposentado paulistano Amansio Correa, de 76 anos, que há 25 tem apartamento em Praia Grande, aprovou a obra. “O recapeamento fui muito bom, a pista agora parece um tapete. Além disso, fico muito feliz com esse anúncio do Prefeito. Com certeza essas obras vão deixar a Cidade ainda mais bonita”.

Quem também aprovou os trabalhos foi a cabeleireira Maria de Lourdes da Silva Pinto, de 57 anos. “Com as obras de melhoria da orla, tenho certeza que a praia vai ficar mais bonita e segura. A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho”.