X

Cotidiano

Praia Acessível tem novo local e dias de funcionamento

Estrutura do programa está sendo montada em frente ao Conviver Boqueirão

Publicado em 04/02/2015 às 16:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A partir desta semana, o Praia Acessível terá novo local e dias de funcionamento. O programa, que acessibiliza banhos de mar a cadeirantes, passa a funcionar de sexta-feira a domingo, das 9 às 17 horas, em frente ao Conviver Boqueirão (Avenida Castelo Branco, altura da Avenida Pernambuco, no Bairro Boqueirão). Na próxima semana, o projeto estende o funcionamento em virtude do feriado de Carnaval e funciona de sexta-feira à quarta-feira de cinzas, no mesmo horário.

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, Praia Acessível disponibiliza oito cadeiras anfíbias em funcionamento e mais duas em reserva, especialmente desenvolvidas para garantir aos cadeirantes o acesso ao banho de mar. O projeto é gratuito e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento com foto para realização de cadastro, podendo usar as cadeiras imediatamente. É recomendado que o usuário esteja acompanhado, mas caso compareça sozinho, também poderá usufruir da praia e do banho de mar. Para isso, o projeto disponibiliza toda a estrutura necessária, que inclui, além de cadeiras anfíbias e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

A partir desta semana, o Praia Acessível terá novo local e dias de funcionamento (Foto: Edmilson Lelo/PMPG)

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a Prefeitura, pelas equipes de suporte do programa. Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido a sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis. O programa já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Futuramente, será levado a outras cidades.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter