X

Cotidiano

Praça do INSS acumula lixo, mato alto e iluminação precária em Santos

Problemas colocam em risco a segurança dos idosos e portadores de necessidades especiais que passam diariamente pelo espaço

Rafaella Martinez

Publicado em 21/02/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praça do INSS acumula diversos problemas / Paulo Villaça/DL

Um problema antigo e, ao que tudo indica, ainda distante de ser solucionado: sem uma definição clara de quem é o responsável pela Praça do INSS, na Aparecida, em Santos, o lugar acumula problemas como mato alto, iluminação precária e desníveis que colocam em risco a segurança dos idosos e portadores de necessidades especiais que passam diariamente pelo espaço.

Comerciante há mais de oito anos na praça, Joelma Ferreira de Almeida Silva já perdeu as contas de quantas pessoas já se acidentaram no local. “Quase todo dia correm aqui pedindo para a gente emprestar guardanapo, pois alguém caiu e se machucou. O piso está cheio de buracos e desníveis, algo absurdo justamente pelo fato de estar ao lado do INSS, onde passa diariamente pessoas com locomoção reduzida ou debilitadas”, afirma.

Repleto de árvores e vegetação alta, a falta de serviços essenciais de conservação é outro motivo para medo. “Estamos vendo um monte de doença aparecer, sem contar na quantidade de cobras e ratos em praças bem mais conservadas que essa. Temos muito medo desse abandono”, destaca.

A crítica é a mesma do aposentado Franz Pereira Chalaupka, que aguardava atendimento no INSS sentado em um dos bancos da praça. “Está muito perigoso. De dia, o problema é o mato e os buracos. De noite, a quantidade absurda de usuários de drogas que tomam o espaço. Dá muito medo passar por aqui e é uma pena, pois está bem na frente de um shopping muito movimentado e perto da praia”, reclama.

O abandono do espaço já foi, inclusive, tema de uma reportagem do Diário do Litoral datada de maio de 2013. Já naquela época, os moradores temiam passar pela praça devido a alta concentração de pessoas em situação de rua a qualquer hora do dia.

De 2013 para cá, o local ficou ainda mais depredado. Enquanto esteve no espaço, a reportagem notou que diversos idosos atravessavam a praça com dificuldade. Poucos aguardavam nos bancos de concreto, uma vez que as estruturas ficam ao lado do mato alto que cresce e domina toda a área.

Outra reclamação dos comerciantes da região é a falta de manutenção e limpeza. “A gente teve que fazer algumas emendas de cimento nos buracos da praça.

Também precisamos limpar a praça na maior parte das vezes, pois a limpeza urbana, quando vem, vem apenas dois dias na semana. Estamos largados e nem sabemos com quem devemos reclamar, já que cada um joga a responsabilidade sobre a área para o outro”, desabafa Joelma.

De quem é a praça pública?

A crítica da comerciante é justificável. O Diário teve dificuldade em descobrir quem responde pelo espaço público localizado entre a Rua Epitácio Pessoa e a Rua Guaiaó, na Aparecida.

Em nota, a Administração destacou que trata-se de uma área privada e que vai fiscalizar e exigir a manutenção adequada da praça. Questionada sobre quem seria o dono do terreno, a Prefeitura de Santos garantiu que o espaço pertencia à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Em nota, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) afirmou que a referida praça não está sob sua administração e sugeriu que procurássemos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Questionado, o INSS destacou que ‘inicialmente informa que firmou, no último dia 6, um termo de cooperação com o Grupo Mendes, que administra o Praiamar Shopping, para que o grupo passe a fazer a limpeza e manutenção da área. A estimativa é que até o final do mês os trabalhos sejam iniciados’.

Disse ainda que, ao contrário das reclamações dos comerciantes, o local está iluminado desde que a poda das árvores e a limpeza do jardim foram feitas pela prefeitura em dezembro passado, a pedido do INSS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter