X

Cotidiano

Praça do INSS é reduto de usuários de drogas e mendigos, em Santos

Moradores e comerciantes do bairro Aparecida estão assustados. A situação se agrava devido à falta de iluminação e excesso de árvores

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/05/2013 às 13:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um problema antigo vem se acentuando nos últimos meses no bairro Aparecida, em Santos. A praça onde estão instalados os postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Previdência Social tornou-se ponto de aglomeração de usuários de drogas e moradores de rua.

O equipamento está localizado entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Guaiaó, em frente ao Shopping Praiamar. A situação se agrava devido à falta de iluminação e excesso de árvores, deixando o ambiente mais escuro do que o normal.

A Reportagem do Diário do Litoral esteve na praça e se deparou com seis moradores de rua. Ao avistarem os repórteres, os transeuntes se retiraram.

Para Eunice Pereira de Souza, que há nove anos trabalha no local, a situação já se acomodou. “Apesar de colocarem grade na porta das agências a situação se agravou desde o início do ano. Eu acabei me acostumando e por trabalhar aqui eles não mexem comigo”, explica.

Diariamente, Iolanda Alexandre passa pela praça para levar seu filho à escola. “Infelizmente tenho que passar por aqui. Até estranhei que tem pouca gente se aglomerando aqui. Imaginei que a polícia teria vindo aqui”, pontua.

Segundo Regina Gouveia, além das pessoas que utilizam tóxicos na praça, outro problema vem dando dor de cabeça para aqueles que passam pelo local. “Dá medo passar por aqui. Além de todo esse cenário, a sujeira é grande. Até evito passar com meu cachorro por aqui. A quantidade de ratos que tem por aqui é enorme”.

Praça do INSS está situada entre a Rua Guaiaó, lateral do shopping, e a Av. Epitácio Pessoa (Foto: Matheus Tagé/DL)

Na última semana, a situação da Praça do INSS ganhou destaque na página do Facebook Viver em Santos. Usuários da rede social reclamam que os moradores de rua roubam mercadorias no supermercado Carrefour, em frente à praça e tentam vender os objetos subtraídos para adquirir drogas.

Devido à proporção que o assunto ganhou na internet, os vereadores Sérgio Santana (PTB) e José Teixeira Filho (PRP) apresentaram requerimentos na Câmara solicitando à Polícia Militar e à Guarda Municipal o envio de Força-Tarefa ao local.

Polícia Militar

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Polícia Militar esclarece que moradores de rua e usuários de drogas são problemas sociais e que diariamente realiza intervenções no local. “Não há previsão de instalação de Base Comunitária no local, que não apresenta índice criminal elevado”, diz a nota.

Prefeitura

Desde terça-feira, a Reportagem aguarda um posicionamento da Prefeitura quanto aos problemas encontrados na Praça da Aparecida. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não encaminhou nenhuma resposta sobre o assunto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter