X

Cotidiano

Polícia entra em confronto com manifestantes no Egito

Os tumultos se espalharam por áreas densamente povoadas em várias cidades e províncias do país, incluindo Cairo, Giza, Ismaília e Alexandria

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/01/2014 às 17:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Confrontos entre a polícia e apoiadores do presidente islamita deposto, Mohammed Morsi, explodiram em todo o Egito nesta sexta-feira deixando seis mortos, após a Irmandade Muçulmana ter voltado a instigar protestos antes do referendo marcado para o final deste mês.

Os tumultos se espalharam por áreas densamente povoadas em várias cidades e províncias do país, incluindo Cairo, Giza, Ismaília e Alexandria. Membros da Irmandade e seus apoiadores lançaram pedras contras as forças de segurança que responderam com jatos de água e gás lacrimogêneo.

Uma fumaça negra escureceu o céu após os manifestantes terem queimado pneus e lançado coquetéis molotov nas forças de segurança. Vários carros da polícia foram queimados e várias estradas foram bloqueadas pelos manifestantes.

O Ministério da Saúde informou que seis pessoas morreram, três delas no Cairo, e mais de 40 ficaram feridas nos protestos. A aliança comandada pela Liberdade Muçulmana disse em sua página no Facebook que o total de mortos chega a 19.

Polícia entra em confronto com manifestantes apoiadores de Morsi no Egito (Foto: Associated Press)

O Ministério do Interior informou em comunicado que 122 manifestantes da Irmandade foram presos transportando granadas caseiras e coquetéis molotov.

Estas cenas têm sido recorrentes desde que os militares depuseram Morsi em um golpe em três de julho do ano passado após manifestantes anti islamitas terem protestado exigindo sua renúncia.

O governo interino considera o referendum um marco em seu plano de transição após a retirada de Morsi do poder, e que prevê eleições presidenciais e parlamentares nos próximos meses. O plano é uma emenda à versão do projeto de Constituição de 2012 escrito por um painel dominado pelos islamitas sob o governo de Morsi, e que foi suspenso durante o golpe.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter