X

Cotidiano

Polícia diz que autor dos atentados estava no radar do serviço de inteligência

O homem foi morto por volta de 5h de hoje (15), após disparar contra a polícia no distrito de Norrebro, região noroeste de Copenhague

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/02/2015 às 18:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O suposto autor dos ataques que deixaram duas pessoas mortas ontem (14), em Copenhague, era conhecido pela polícia dinamarquesa, afirmou o chefe do serviço de segurança da Dinamarca, Jens Madesen. O homem foi morto por volta de 5h de hoje (15), após disparar contra a polícia no distrito de Norrebro, região noroeste de Copenhague.

Madesen afirmou que o autor dos atentados, que vivia em Copenhague, “deve ter se inspirado pela propaganda militante islâmica feita pelo Estado Islâmico e outras organizações terroristas”. Não há informações, entretanto, se o homem, cujo nome não foi revelado, tinha feito viagens para a Síria ou o Iraque.

O primeiro atentado aconteceu no sábado, por volta de 15h30 (12h30 no Brasil). O homem armado invadiu um café na região de Osterbro, onde estava acontecendo um evento intitulado Arte, Blasfêmia e Liberdade de Expressão. No debate estava presente o artista e cartunista Lars Vilks, ameaçado de morte várias vezes pela autoria de uma caricatura, publicada em 2007, que mostrava o profeta Maomé como um cachorro. Cerca de 40 tiros foram disparados. O diretor de cinema Finn Norgaard, de 55 anos, morreu, e três policiais ficaram feridos. Vilks saiu ileso.

Por volta de 1h de domingo (22h de sábado, no Brasil), tiros foram disparados na principal sinagoga de Copenhague, em Krystalgade, que fica a cerca de três quilômetros do café onde, horas antes, aconteceu o primeiro atentado. Um dos guardas da sinagoga, Dan Uzan, de 37 anos, foi morto com um tiro na cabeça. Dois policias ficaram feridos, mas não correm risco de morte.

A primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, condenou o que chamou de “um ato cínico de terror” e disse que “está feliz e aliviada porque a polícia desarmou o homem suspeito de ser o autor dos atentados”. Ela afirmou que a "Dinamarca viveu horas de terror que não serão esquecidas”.

Polícia dinamarquesa divulga a foto do suspeito de ter matado duas pessoas em Copenhague (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter