X
Cotidiano

Petrobras confirma implantação de centro de pesquisa na Cidade

A confirmação foi dada durante o seminário para debater a importância da implantação da Base Offshore na Baixada Santista

Durante o evento, o presidente da estatal também anunciou a instalação de 13 novas plataformas de petróleo na Bacia de Santos / Isabela Carrari/PMS

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, garantiu nesta segunda-feira (12), que a empresa vai investir na implantação do Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). A confirmação foi dada durante o seminário para debater a importância da implantação da Base Offshore na Baixada Santista, realizado pela Associação Comercial de Santos, no Parque Balneário Hotel. 

Segundo Parente, muitas etapas foram vencidas e será necessário superar as últimas amarras para garantir a construção da nova unidade. "Já estamos com os projetos de engenharia básico e executivo prontos. Agora, está em fase final de aprovação dentro da diretoria da Petrobras e posso confirmar que não há qualquer dúvida da nossa participação no CTBS. Agora, o projeto depende do aval formal da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para se tornar realidade", explicou.

Durante o evento, o presidente da estatal também anunciou a instalação de 13 novas plataformas de petróleo na Bacia de Santos.

O CTBS, que ficará em área de 8,3 mil metrso quadrados cedida pela Prefeitura ao lado da obra do Parque Tecnológico, vai permitir o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de ponta na região para atender às necessidades do setor de petróleo e gás. 

O CTBS deverá receber investimentos de cerca de R$ 80 milhões para sua construção e já possui estrutura definida tendo a governança com a participação do Parque Tecnológico e das universidades USP, Unicamp e Unesp. As áreas de pesquisa que deverão ser desenvolvidas são a exploração, logística, poços, operações submarinas e offshore e produção.

DESENVOLVIMENTO

A construção do Centro é uma antiga reivindicação de toda a comunidade de pesquisadores e acadêmicos, pois vai permitir o desenvolvimento da região com empregos qualificados, estimulando também os jovens universitários. "O Centro de Pesquisa vai estar ao lado do Parque Tecnológico, permitindo criar um grande espaço para o estudo de novas ferramentas e que vai garantir a inovação. Para Santos, teremos mais empregos qualificados e com pesquisa de excelência", destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Câmera registra 1º caso de PMs de SP matando suspeito desarmado

Existem ainda outros dois casos semelhantes em andamento sendo analisados, mas ainda sem conclusão

Santos

Gran Bazar edição de Natal acontece neste fim de semana em Santos 

Encontro de empreendedores irá contar com atrações para crianças e adultos neste sábado (4) e domingo (5)

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software