Candidatos a Prefeitura de Santos: Rogério Santos, Rosana Valle, Telma de Souza e Nando Pinheiro / Divulgação
Continua depois da publicidade
Rogério Santos (Republicanos) é o mais lembrado para continuar na cadeira de prefeito de Santos, no Litoral de São Paulo. Com o resultado, divulgado em pesquisa da Govnet nesta sexta-feira (4), a corrida eleitoral santista no próximo dia 6 deve seguir para o segundo turno.
O candidato do Republicanos aparece com 40,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Com o apoio do ex-prefeito e atual deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Rogério busca sua reeleição ao cargo máximo do município.
Continua depois da publicidade
Em segundo lugar aparece Rosana Valle (PL), conforme a Govnet, com 30,8%. Em seguida, no terceiro lugar, temos Telma de Souza (PT) com 16,5% das intenções de voto. Nando Pinheiro (Avante) teve 0,5% das respostas. 5,4% dos eleitores entrevistados querem anular o voto e os indecisos somam 5,8%.
Foram ouvidos 400 eleitores, do dia 30 de setembro a 2 de outubro, em diferentes pontos de fluxo populacional, de diferentes regiões do município de Santos, presencialmente.
Mulheres foram a maioria entre as entrevistadas na cidade (55%). Já a faixa etária ficou distribuída da seguinte forma: 16 a 24 anos (9%), 25 a 34 anos (16%), 35 a 44 anos (17%), 45 a 59 anos (27%) e 60 anos ou mais (31%).
No que diz respeito à escolaridade, a pesquisa Govnet aponta que a maior parte dos entrevistados para a pesquisa tem Ensino Médio incompleto e completo (42%), além de renda familiar de até dois salários mínimos (38%).
Continua depois da publicidade
As candidatas não são a primeira escolha da maioria das mulheres entrevistadas pela pesquisa Govnet. Rogério Santos ainda se mantém favorito, de acordo com o eleitorado feminino (41,7%). O candidato do Republicano também é a opção favorita dos mais jovens de 16 a 24 anos (48,6%).
Os eleitores com escolaridade até o Ensino Fundamental ou Ensino Médio optam pela continuidade de Rogério: 52,6% e 42,6%, respectivamente. Já os entrevistados com Ensino Superior têm Rosana Valle como primeira opção (38,4%).
Quando o recorte é de acordo com a renda familiar, os eleitores que recebem até dois salários mínimos ou de dois a cinco salários mínimos escolhem Rogério como prefeito (42% e 46,7%). Já entre os que têm renda familiar acima de 5 salários mínimos optam por Rosana Valle (38%).
Continua depois da publicidade
A pesquisa Govnet entrevistou 400 eleitores da cidade de Santos, na Baixada Santista, presencialmente, de 30 de setembro a 2 de outubro. A margem de erro para o total da amostra é de 4,9% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número SP-05928/2024.
Rogério Santos também é o favorito no cenário espontâneo - ou seja, quando o eleitor é questionado em quem vai votar sem apresentar nenhuma opção de nome. Neste caso, o candidato está com 32,8% da preferência do eleitorado.
Depois aparecem Rosana Valle (24,4%), Telma de Souza (12,5%) e outros (0,23%). Brancos, nulos e nenhum somam 5,3%, e 24,5% não souberam responder.
Continua depois da publicidade
Tanto homens quanto mulheres, a maior parte deles, escolhem Rogério Santos como prefeito. Já de acordo com a faixa etária, apenas os eleitores de 45 a 59 anos optam por Rosana Valle (31,1%).
Assim como na pesquisa estimulada, os eleitores com Ensino Superior optam por Rosana Valle na abordagem espontânea. Rogério é o favorito entre os eleitores que fizeram os ensinos Fundamental e Médio.
A segunda colocada na pesquisa é a opção para os eleitores que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos (32,7%). Já quem ganha até dois salários mínimos (32%) ou de dois a cinco salários mínimos (37,9%) escolhe o atual prefeito da Cidade para continuar no cargo.
Continua depois da publicidade
Tanto na pesquisa estimulada quanto na pesquisa espontânea, Rogério Santos fica em primeiro lugar em boa parte das regiões de Santos. No entanto, Zona Noroeste e Morros confirmam o favoritismo.
Nos Morros, por exemplo, Rogério ganharia no primeiro turno. O então prefeito tem 50% das intenções de voto entre os moradores na pesquisa espontânea e 64,7% na pesquisa estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados pelos candidatos.
Continua depois da publicidade
Na Zona Noroeste, a tendência pela continuidade se mantém. Rogério Santos tem 47,5% dos votos na pesquisa estimulada e 40,2% na espontânea.
Quanto mais próximo à praia, mais a disputa fica acirrada. A região Intermediária também escolheria Rogério como prefeito, mas muito mais apertado. Ele tem 31,4% dos votos na espontânea e 36,1% na estimulada. Rosana Valle vem logo atrás com 25,9% e 34,2%, respectivamente.
Já na Orla de Santos, a pesquisa Govnet chega a apontar empate técnico. Na pesquisa estimulada entre os eleitores da região, Rogério e Rosana têm 36,9%. Já na pesquisa espontânea, Rosana é a favorita com 31,8% das intenções de votos. Rogério tem 27,2%.
Continua depois da publicidade