X

Cotidiano

Peruíbe recebe seis médicos estrangeiros pelo Programa Mais Médicos

Os profissionais farão atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, integrando as equipes do Programa Saúde da Família

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 01/11/2013 às 19:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Peruíbe recebeu seis médicos cubanos que reforçarão o sistema público de saúde do Município. Os profissionais farão atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, integrando as equipes do Programa Saúde da Família, que são responsáveis pelo acompanhamento das comunidades, com ações de prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e na manutenção da saúde.

Já na manhã desta sexta-feira (1°), a prefeita Ana Preto recebeu em seu gabinete os novos profissionais da saúde que atuarão no Município e enalteceu a importância do programa para melhorar o atendimento da população: “A chegada dos médicos representa uma grande conquista para a Saúde de Peruíbe, e o nosso governo continuará trabalhando para garantir a excelência dos serviços prestados à população”.

A prefeita também fez questão de ressaltar que os novos médicos contribuirão para qualificar os serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): “Com o programa Mais Médicos, conseguiremos reforçar o Programa Saúde da Família e assim daremos mais agilidade nos atendimentos médicos nos próprios bairros, por conta da proximidade entre os profissionais de saúde e a população”.

Na chegada à Cidade, os médicos mostraram otimismo em relação ao trabalho que será desenvolvido. O médico Omar Garcia Rodriguez, 41, que já tem 17 anos na profissão, afirmou que o último mês foi agitado e intenso, porém repleto de aprendizado. “Apesar de estarmos pouco tempo no Brasil, passamos todos esses dias estudando de manhã e a tarde, e nos preparando para atender a população”, disse.

Em relação ao idioma, a população pode ficar tranquila, pois os profissionais estudavam a língua portuguesa mesmo antes de desembarcarem no Brasil. “Em Cuba já estávamos estudando português há mais de três semanas, e aqui no Brasil ficou mais fácil com o contato dos brasileiros. Já temos condições plenas para a comunicação com os pacientes, e com o tempo iremos assimilar ainda mais o idioma”, concluiu.

Peruíbe recebeu seis médicos cubanos que reforçarão o sistema público de saúde do Município (Foto: Divulgação)

Preparação

Os profissionais chegaram ao Brasil no dia 3 de outubro e, desde então, participaram de cursos sobre os índices da saúde no Brasil, equipamentos públicos e suas equipes. Foram avaliados por universidades federais, que testaram os conhecimentos de atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde) e conhecimentos em língua portuguesa.

Mais médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho deste ano pelo Governo Federal, com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários do sistema público de saúde. Desde então pelos menos dez médicos estrangeiros já atuavam na Baixada Santista. Os profissionais recebem bolsa de R$ 10 mil por mês, custeada pelo Ministério da Saúde, e os municípios ficam responsáveis apenas pela moradia e alimentação dos selecionados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter