X

Cotidiano

Peruíbe: oásis da Natureza entre a Baixada e o Vale do Ribeira

Com quase 80% do território em área de preservação, cidade é destino dos amantes da natureza e da vida caiçara

Rafaella Martinez

Publicado em 18/02/2019 às 09:07

Atualizado em 18/02/2019 às 09:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O roteiro rural passa na estrada Armando Cunha, que dá acesso ao Parque Estadual da Serra do Mar e belezas naturais / EDILSON ALMEIDA / PREFEITURA PERUÍBE

Intimamente ligada ao estabelecimento dos padres jesuítas pelo litoral do estado de São Paulo, a história de Peruíbe data de antes do descobrimento, na porção de terra que já era povoada pela Aldeia dos Índios Peroibe. Em 1549, o padre Leonardo Nunes chegou nas terras para fazer a catequese e foi apelidado de “Abarebebê” (Padre Voador) , pois parecia estar em vários locais ao mesmo tempo. Em 1554, foi a vez do padre José de Anchieta chegar ao aldeamento. Em 1640, a região passou a ser conhecida como Aldeia de São João Batista e, em 1789, os padres jesuítas foram expulsos do Brasil. A aldeia, abandonada, entrou em declínio, ­tornando-se uma pacata vila de pescadores, sempre submetida ao município de Itanhaém.

Em 1914, a construção da Estrada de Ferro Santos-Juquiá trouxe novos habitantes. A bananicultura se espalhou pela região. Nos anos 1950, com a construção de rodovias para o Litoral Sul, a atividade comercial, especialmente a imobiliária, começa a crescer, sendo realizado um plebiscito para definir a emancipação política de Peruíbe, em 24 de dezembro de 1958, proposto pelo então vereador de Itanhaém, Geraldo Russomano.

Em 18 de fevereiro de 1959, o distrito passou a ser um município desmembrado do território de Itanhaém.

Já em 22 de Junho de 1974, Peruíbe foi reconhecida como Estância Balneária. Em 1975, foi assinado, pelo presidente brasileiro Ernesto Geisel, o Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, que previa, dentre outros itens, a construção de uma usina nuclear na Praia do Arpoador, na Jureia. A sociedade resistiu, e os equipamentos que seriam usados em Peruíbe ficaram na usina de Angra 3. Mais recentemente, em 2017, a população também levantou a voz contra a instalação de uma Usina Termoelétrica na cidade.

Ainda na década de 70, o uso medicinal da lama negra de Peruíbe ganhou repercussão internacional, mas seu emprego só foi retomado após pesquisas comprobatórias da sua eficácia nos anos 2000. O lamário, inclusive, segue até hoje como um dos principais atrativos da região, localizado na avenida Governador Mário Covas Jr, 204, com funcionamento de segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

NATUREZA

Instalada no limite entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, Peruíbe tem quase 80% de seu território incluso em sete unidades de conservação ambiental, em especial a Jureia-Itatins e o Parque Estadual da Serra do Mar, duas das mais amplas e importantes áreas de preservação do estado de São Paulo.

São 32 km de praias e os menores índices de poluição do Litoral Paulista. Dentre as praias urbanizadas e com quiosques destacam-se as praias do Centro; a praia do Costão e sua famosa ducha natural; e a Prainha.

Dentro da Jureia, são dezenas de praias preservadas e praticamente intocadas de beleza única, como a praia do Caramborê e a Desertinha. Lá também está a Vila Barra do Uno, reserva de desenvolvimento sustentável com natureza exuberante, comida caiçara, artesanato e cultura, além das tradicionais Corredeiras do Perequê e a Cachoeira do Paraíso, com diversos poços e piscinas naturais. 

O roteiro rural passa na estrada Armando Cunha, que dá acesso ao Parque Estadual da Serra do Mar e possui diversas propriedades rurais que oferecem comida caseira, petiscos e doces caseiros tradicionais. A estrada leva ainda a pontos tradicionais, como a Cachoeira do Rio do Ouro, o Poço Azul e a Piscigranja, um centro de desenvolvimento e pesquisa de aquicultura que atua na ­criação de alevinos da ­espécie Lambari.

TURISMO

Peruíbe é a única cidade do Brasil que possui um roteiro Ufoturístico, que leva o visitante a passear pelos lugares onde teoricamente ocorreram eventos sobrenaturais. São diversos pontos que ficaram marcados por supostas ocorrências de outra dimensão, dentre eles o bairro São José, onde em 2008 moradores teriam avistado uma nave de aproximadamente 15 metros de diâmetro e a praia do Guaraú, onde extraterrestres teriam sido avistados.

A cidade possui também nove comunidades indígenas. As visitas devem ser agendadas.

Já o Boulevard Central é o grande centro comercial do município, onde estão instalados a igreja Matriz, cafés, artesanatos e souvenirs. 

Quem visita a cidade também não pode deixar de conhecer o Aquário, local onde é possível encontrar mais de 80 espécies de répteis, anfíbios e crustáceos.

Ampla programação marca os 60 anos 

Entregas, eventos e muita música: isso e muito mais está previsto na programação especial de aniversário da cidade, que teve início no último sábado (16). Hoje às 8h acontece o hasteamento da bandeira na Praça Monsenhor Lino dos Passos, 52. Na sequência, às 8h30, tem início o Passeio Ciclístico em comemoração aos 60 anos de Peruíbe, com largada na Avenida Mário Covas Jr., em frente a Praça Melvin Jones.

Às 9h acontece a caminhada “Verão no Clima” na avenida Mário Covas Jr., em frente a Praça Melvin Jones. Às 10h o AME recebe o mutirão da Saúde e apresentação dos veículos adquiridos pelo Programa Frota Nova na Avenida Professora Teresinha Rodrigues Kalil, 2056, no bairro Parque D´aville.

A Inauguração do Ginásio de Esportes na EMEF Profª Delcélia Joselita Machado Bezerra e entrega simbólica das obras da Academia da Saúde, Vestiário do Campo Municipal Estrela D’alva – Jardim Ribamar, Quadra Society Estrela D’alva – Jardim Ribamar acontecem a partir das 11h na rua Carlos Drummond, 372, Bairro Vila Romar. 

Na parte da tarde, às 17h, um bolo de aniversário na avenida São João, em frente a Praça Ambrósio Baldim, celebra os 60 anos de Peruíbe . 

Às 17h30 acontece um show com artistas locais da banda “Os Karavelhos”, na avenida Mário Covas Jr., em frente ao Palco Central. Já a partir das 19h o show com artistas locais da banda “­Amigos do pagode 90”. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter