O momento exigiu técnica e paciência para garantir o manejo seguro do animal / Divulgação
Continua depois da publicidade
Um jaú de impressionantes 100 quilos e 1,65 metro de comprimento foi capturado no Rio Ivaí, na região de Floresta, no interior do Paraná. A façanha, registrada na última segunda-feira (27), pode render um novo recorde nacional da espécie, considerada uma das maiores de água doce da América do Sul.
Enquanto isso, no litoral de São Paulo, um peixe de quase 200 quilos e ameaçado de extinção foi encontrado morto.
Continua depois da publicidade
A pescaria foi conduzida por Pedro Goulart, acompanhado do guia de pesca Rodrigo Rugerio Hideki Honda, conhecido como Chumbin.
O momento exigiu técnica e paciência para garantir o manejo seguro do animal, que foi devolvido ao rio após a medição e o registro fotográfico, seguindo os princípios da pesca esportiva sustentável.
Continua depois da publicidade
Segundo os pescadores, a captura envolveu força e cuidado para evitar ferimentos no peixe, que foi solto em perfeitas condições. O caso agora aguarda homologação oficial, que poderá confirmar o novo recorde brasileiro da espécie.
Se validado, o feito colocará o Rio Ivaí em destaque no mapa da pesca esportiva do país, destacando a importância da preservação dos rios e das espécies nativas para a manutenção do equilíbrio ambiental e da tradição pesqueira brasileira.