Não é novidade que um dos alimentos mais saudáveis do mundo é o peixe, principalmente o salmão. Só que, nas últimas semanas, um artigo publicado pelo China Times apontou que outro peixe se mostrou como o mais saudável do mundo e que ele pode ser encontrado em abundância nas águas brasileiras.
Rico em proteínas, minerais e gorduras boas, esse peixe pode ser enxergado como um excelente perfil nutricional, perfeito para quem busca uma dieta equilibrada.
Continua depois da publicidade
Que peixe é esse?
Segundo um artigo publicado pelo China Times, o Dr. Xiao Jianjian, do Hospital Cathay (Kuotai) de Taiwan, explica que este peixe é o robalo e possui menos gordura que o salmão.
Esse peixe pode ser visto como um alimento com excelente perfil nutricional, perfeito para quem busca uma dieta equilibrada, alimentação leve, recuperação física ou controle de peso.
Continua depois da publicidade
O robalo pode ser visto como um alimento com excelente perfil nutricional e ideal para quem busca uma dieta equilibrada (Alexander Zvir/Imagem Meramente Ilustrativa/Pexels)
O robalo é considerado um dos peixes mais saudáveis do
mundo (Mali Maeder/Imagem Meramente Ilustrativa/Pexels)
Rico em minerais, proteínas e gorduras consideradas boas, ele consegue superar o salmão (Oziel Gómez/Imagem Meramente Ilustrativa/Pexels)
Um dos seus principais pontos positivos é que ele é excelente para controlar a gordura corporal (Central Fishes/Divulgação)
Esse
peixe contribui para a cicatrização, fornece mais energia e fortalece o organismo (Malidate Van/Imagem Meramente Ilustrativa/Pexels)
Em uma comparação de 100 g de cada
peixe, enquanto o robalo apresenta entre 2 e 5 gramas de gordura, o salmão pode chegar a até 13 gramas (Pixabay/Imagem Meramente Ilustrativa/Pexels)
Segundo um artigo publicado pelo China Times, o Dr. Xiao Jianjian, do Hospital Kuotai de Taiwan, explica que o robalo possui menos gordura que o salmão (Alexander Zvir/Imagem Meramente Ilustrativa/Pexels)
Assim como o salmão, o robalo pode ser preparado de forma grelhada ou cozida ( (Imagem gerada por IA e meramente ilustrativa/Google Gemini)
Ele também pode ser uma excelente escolha para quem está em um tratamento médico como quimioterapia ou radioterapia (Imagem gerada por IA e meramente ilustrativa/Google Gemini)
No
ranking da Surrey Live, onde 100 pontos é um valor máximo de nutrição, o robalo ficou na terceira colocação, atrás apenas da amêndoa e da fruta-do-conde (Imagem gerada por IA e meramente ilustrativa/Google Gemini)
Os salmões são criados em aquacultura, principalmente a espécie Salmo Salar (Dexter Belmont/Pexels)
O salmão do Oceano Pacífico volta do mar à água doce para se reproduzir, mas quase ao mesmo rio em que nasceu (Huy Phan/Pexels)
À medida que se aproxima da época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada (Krisztina Papp/Pexels)
Enquanto o salmão do Oceano morre depois de reproduzido, o do Atlântico se reproduz mais uma vez (Valeria Boltneva/Pexels)
O salmão é alimento não apenas dos seres humanos, mas de focas, ursos, lobos, tubarões e baleias (Daniela Elena Tentis/Pexels)


Um dos seus principais pontos positivos é que ele é excelente para controlar a gordura corporal; ou seja, ele é ideal para quem deseja perder peso e manter uma alimentação leve.
Leia também: Peixe com sabor de camarão custa bem menos e muita gente ainda não conhece.
Ranking
De acordo com um estudo divulgado pelo Surrey Live, um grupo de pesquisadores analisou diversos tipos de alimentos, e o robalo entrou para a terceira colocação no ranking mundial.
Continua depois da publicidade
Entre os critérios, eles foram analisados de 0 a 100 pontos, onde o valor máximo representa sua importância nutricional. No caso do robalo, ele conta com 89 e só perde para a amêndoa e a fruta-do-conde.
- Amêndoa – 97 pontos
- Fruta-do-conde – 96 pontos
- Robalo – 89 pontos
- Peixe chato (linguado) – 85 pontos
- Sementes de chia – 85 pontos
- Sementes de abóbora – 84 pontos
- Acelga – 78 pontos
- Carne de porco – 73 pontos
- Folhas de beterraba – 70 pontos
- Pargo vermelho – 69 pontos
Benefícios
Fonte de magnésio, cálcio, ferro e zinco, o consumo do robalo pode ser tratado como uma excelente escolha.
Leia também: Peixe rival do salmão custa a metade do preço, quase não tem espinhas e é nutritivo
Continua depois da publicidade
Como ele contribui para a cicatrização, fornece mais energia e fortalece o organismo, é altamente recomendado em cenários de pós-operatório, para mulheres no pós-parto e indivíduos que estejam passando por quimioterapia ou radioterapia.