Também conhecidos como a 'dourada do mar', esse peixe é tão nutritivo quanto o robalo / Cozinha Para Iniciantes/YouTube/Reprodução
Continua depois da publicidade
Encontrado em abundância nas regiões do Atlântico Sul e no Caribe, esse peixe chama a atenção não apenas por ter uma carne suculenta, mas também pela baixa quantidade de espinhas e pelo preço acessível. Ele é o peixe conhecido popularmente como Dourado.
Também conhecidos como a "dourada do mar", os dourados contam com corpos comprimidos e uma única barbatana dorsal de longa duração, que se estende da cabeça até a cauda.
Continua depois da publicidade
Leia também: Peixe muito consumido pelos brasileiros pode ser mais perigoso do que muitos imaginam
Existe uma diferença entre machos e fêmeas: os primeiros têm testa proeminente, que se projeta bem acima do corpo; já as segundas possuem cabeça arredondada, com barbatanas caudais e anais nitidamente côncavas.
Continua depois da publicidade
Além disso, eles se diferenciam pelas cores deslumbrantes, que mesclam tons dourados nas laterais com azuis e verdes.
Normalmente encontrado no Atlântico Sul e no Caribe, a rápida taxa de crescimento do dourado garante uma oferta considerável. Entre as regiões de maior captura, destacam-se o litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.
Leia também: Peixe saudável como o salmão ganha destaque pelo preço baixo e por ser pescado no litoral
Continua depois da publicidade
O valor do quilo varia de acordo com a região, podendo custar entre R$ 60 e R$ 80. O peixe é comercializado em filés ou em bifes, e sua carne deve apresentar sempre coloração firme, rosada ou bege.
Com baixo teor de gordura e apenas 93 calorias a cada 100 gramas, uma das principais opções de preparo é grelhado ou assado, uma vez que se trata de um peixe magro.
O dourado também pode ser refogado, cozido ou usado em sopas. Sua combinação é perfeita com manga picada ou abacaxi com pimenta-jalapeño e coentro, criando uma salsa picante ou doce.
Continua depois da publicidade
Entre os benefícios que o dourado possui, destacam-se as proteínas, vitaminas do complexo B e o ferro. Este último auxilia os glóbulos vermelhos no transporte do oxigênio por todo o corpo, garantindo que os tecidos tenham suprimento constante para sustentar seu funcionamento diário.
Além disso, o dourado conta com todos os aminoácidos essenciais necessários para o organismo humano.