X

Cotidiano

Paulo Alexandre Barbosa garante que primeira fase do VLT será entregue em julho

As obras na avenida Francisco Glicério, entre os canais 1 e 3, foram suspensas por 90 dias devido à negociação com o Ministério Público sobre o traçado neste trecho

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/12/2013 às 11:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, realizaram mais uma visita às obras do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) na manhã de hoje (23). Mesmo com o impasse entre a EMTU e o Ministério Público, que paralisou os serviços no trecho da Avenida Francisco Glicério, eles garantem que o cronograma está mantido é a primeira fase será entregue em junho de 2014.

As obras na avenida Francisco Glicério entre os canais 1 e 3 foram suspensas por 90 dias devido à negociação com o Ministério Público sobre o traçado neste trecho.

O MP exigia um estudo mais aprofundado que justificasse o traçado das obras sobre o canteiro central da via, e não sobre a antiga linha férrea, na lateral. Os trabalhos foram reiniciados no dia 5 de dezembro.

"Não houve nenhuma modificação (no cronograma), porque o tempo que nós tivemos que ficar com as obras aqui paralisadas, nós aceleramos muito mais as outras partes, e agora vamos retomar aqui com ritmo também. Nós continuamos apontando os primeiros testes do VLT para julho do ano que vem", explicou Jurandir Fernandes.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa garantiu que primeira fase do VLT será entregue em julho (Foto: Matheus Tagé/DL)

Obras

A primeira etapa do VLT prevê a ligação entre Barreiros (em São Vicente) e a Conselheiro Nébias (Santos), com estimativa de transportar por dia 70 mil passageiros. A obra realizada pelo Consórcio Expresso VLT Baixada Santista (Queiroz Galvão e Trail) atingiu cerca de 40% do total e conta agora com 300 operários em cinco frentes de trabalho.

Em Santos, serão cinco terminais de embarque e desembarque. O primeiro deles, em construção, será próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os outros localizados junto às avenidas Pinheiro Machado (canal 1), Bernardino de Campos (canal 2), Ana Costa e Washington Luís (canal 3).

Principais vantagens do VLT no canteiro central

Transporte mais rápido e não poluente
Reurbanização da avenida Francisco Glicério
Área de 4 mil m² do Mendes Convention Center incorporada à via pública
Ampliação da largura das pistas (de 7 para 9 metros), calçadas (3,37m para 3,50m) e ciclovia (de 2m para 2,50m)
Diminuição do estágio semafórico: aumento do tempo verde e redução do vermelho e amarelo
Maior fluidez no trânsito de veículos, com a possibilidade de conversões durante a passagem do VLT.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter