Cotidiano

PAT de Cubatão firma parceria com Sistema Mais Emprego

Atendimento ao trabalhador cubatense será ampliado. O PAT oferecerá, a partir de março, novos tipos de atendimento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/02/2013 às 21:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Cubatão, oferecerá, a partir de março, novos tipos de atendimento, que vão desde orientação sobre cadastramentos de currículos e consultas a vagas de emprego até obtenção de informações sobre benefícios do PIS, encaminhamento de requerimentos do seguro-desemprego e emissão de Carteira de Trabalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Isso será possível devido à implantação do Programa Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal, que será feita mediante parceria entre este órgão e o PAT de Cubatão, administrado pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed) que, por sua vez, também possui parceria de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho/SERT.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Voluntários dão exemplo de cidadania em Cubatão

• Grupo Peralta doa 12 toneladas de mantimentos para vítimas de Cubatão

• Unimonte será mais um ponto de doações para vítimas de Cubatão

Para possibilitar a implantação do novo programa, o Departamento Municipal de Relações de Emprego promoveu junto aos funcionários do PAT treinamento intensivo desde o último dia 18, período em que o órgão atendeu aos trabalhadores e empregadores das 8 às 12 horas. A partir do dia 1º, sexta-feira, o atendimento voltará ao horário anterior, das 8 às 17 horas, já com o Sistema Mais Emprego funcionando.

Os funcionários foram capacitados para, entre outras atribuições, auxiliarem e orientarem os trabalhadores sobre cadastramento de currículos e consultas a vagas de emprego; orientação às empresas para ampliar a disponibilidade de vagas pelo PAT de Cubatão; benefícios do Programa de Integração Social (PIS); acesso à classificação oficial das ocupações do mercado de trabalho e inscrições em cursos de qualificação profissional quando disponíveis na região.

Continua depois da publicidade

Isso, segundo o Diretor Municipal de Relações de Emprego da Semed, João Paulo Pucciariello, é um serviço importante porque evitará o deslocamento de trabalhadores a outras cidades, permitirá ao trabalhador local acessar o sistema Mais Emprego e realizar o cadastro em sua própria residência, assim como permitirá à empresa cadastrar-se e disponibilizar as vagas ao PAT de Cubatão de forma on line.

O Programa Mais Emprego permitirá, também, aos trabalhadores obterem, pela internet, informações sobre intermediação de mão de obra. Para isso bastará acessar o portal www.maisemprego.mte.gov.br, utilizando como senha o número do PIS ou PASEP, CPF, RG ou da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Conforme João Paulo Pucciariello, além de atender ao trabalhador, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, o Sistema Mais Emprego será benéfico, também, para os empregadores. “Por meio do PAT, eles poderão disponibilizar vagas e gerenciar suas solicitações”, explicou.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o Diretor de Relações de Emprego, o PAT de Cubatão atuará dentro das diretrizes estabelecidas pela Agenda 21 local e pelo Pacto pelo Emprego objetivando a contratação de mão de obra local.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software