X

Cotidiano

Passe Livre será ampliado em Guarujá

Prefeitura fará busca ativa em comunidades e já formata alteração na lei para beneficiar também professores

Da Reportagem

Publicado em 10/01/2017 às 15:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Passe Livre será ampliado em Guarujá / Divulgação

Promessa de campanha do prefeito Válter Suman, a ampliação do Passe Livre já começa a se concretizar. Paralelamente ao início do cadastramento, que será realizado entre 16 e 20 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) pretende intensificar a divulgação do benefício e fazer uma busca ativa nas comunidades, para que mais estudantes tenham direito à gratuidade no transporte.

Além disso, a Seduc já começa a formatar uma alteração na Lei 2.418/95, que instituiu o Passe Livre, para estender o benefício também a professores – iniciativa inédita na região.
“O modelo a ser proposto está sendo estudado, e essa alteração precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores para começar a vigorar. A intenção é que os professores tenham acesso ao benefício a partir da segunda fase de inscrições, em março. Já a terceira fase é realizada em julho”, afirma o presidente da Comissão de Passe Livre, André Theodoro.

O secretário Municipal de Educação e vice-prefeito de Guarujá, Renato Pietropaulo, avalia que a ampliação do Passe Livre pode ajudar a diminuir os índices de evasão escolar e favorecer a cidadania. “Tudo o que Poder Público puder fazer pelo ensino é salutar, pois está provado que a educação é o que pode mudar, para melhor, o País e sua história”.

O Passe Livre é destinado a todos os estudantes do Município, seja da rede pública ou particular e de qualquer etapa de ensino. Para ter direito ao benefício, é preciso comprovar renda familiar de até quatro salários mínimos (R$ 3.748,00) e residir a mais de 1 km da escola.

A inscrição ocorre na própria unidade de ensino do aluno, tanto para quem vai fazer o recadastramento como para quem vai pedir pela primeira vez. É preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência atualizado (contas de água, luz, telefone ou IPTU), foto 3x4 (se nunca teve cartão) e comprovante de renda (holerite, declaração de renda ou de desemprego). O pedido é avaliado por uma comissão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Mais de 20 vagas de emprego estão ofertadas no PAT de Praia Grandes

Interessados devem comparecer ao PAT para retirar carta de encaminhamento

Santos

Para mulheres, programa 'InovaMãe' começa nesta segunda (11), em Santos

Interessadas em participar do evento, devem realizar a inscrição gratuitamente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter