X

Cotidiano

Parque Tecnológico de Santos está pronto para receber soluções sustentáveis

Evento de inauguração ocorreu na manhã desta quinta (07) e contou com a presença de políticos, empresários e autoridades

Jeferson Marques

Publicado em 07/03/2024 às 12:50

Atualizado em 07/03/2024 às 15:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento deu o pontapé inicial do Parque Tecnológico de Santos / Igor de Paiva/Diário do Litoral

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O Parque Tecnológico de Santos está oficialmente pronto para receber ideias inovadoras de soluções urbanas e também sustentáveis. Com seu evento de inauguração realizado na manhã desta quinta-feira (07), o local está apto a receber encontros, reuniões e projetos que visam o desenvolvimento sustentável e atuem junto ao ecossistema, além de apresentarem soluções tecnológicas.

Com investimento de R$ 3,9 milhões através do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), selado entre a Bracem e a prefeitura de Santos, Rogério Santos, prefeito da cidade, mostrou otimismo e alegria com a parceria.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Poder público e poder privado andando juntos para resolver problemas urbanos. O que está acontecendo aqui hoje é um marco valioso para Santos e toda a região. Parque Tecnológico é empreendedorismo, geração de emprego, oportunidade e sustentabilidade. Como prefeito tenho o interesse nas soluções urbanas que podem sair daqui de dentro", comenta Rogério.

Também presente no evento, Fábio Ferraz, secretário de Governo de Santos, foi apontado como um dos grandes entusiastas do Parque Tecnológico, e disse à Reportagem que a ideia já começou na administração do ex-prefeito da cidade e hoje deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.

Projeto de educação ambiental incentiva protagonismo infantil na Baixada Santista

"A pandemia acabou atrasando um pouco este projeto, mas o sentimento hoje é de dever cumprido. Prefeito Rogério super contente, assim como todos que estão aqui. Cabe agora à sociedade usufruir deste espaço e trazer ideias e projetos para que não apenas o poder público possa consumir estas novas ferramentas de tecnologia, mas todos, de forma geral. Toda essa cadeia de sustentabilidade e ecossistema, agora, está pronta para funcionar", comemora Ferraz.

Presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, primeiro, parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 08 de março e, em seguida, falou que o equipamento deve ser visto como um facilitador de ações e projetos que visem o bem estar social e a evolução das tecnologias, beneficiando pessoas.

"Aqui é o local onde várias cabeças podem pensar juntas, planejar juntas e buscar soluções conjuntas sejam para o poder público ou privado. A mudança no mundo está ocorrendo em uma velocidade tão absurda que a inovação é indispensável. Vamos errar, vamos acertar, mas precisamos sempre criar, inventar e se reinventar. As portas do Parque Tecnológico de Santos estão abertas para universidades, estudantes, professores, empreendedores e demais pessoas que querem fazer diferente. Que a partir de hoje vocês continuem vindo aqui para desenvolver seus negócios, sejam eles do zero, e nós faremos, em rede, ser algo sustentável", finaliza Bittencourt.

Guarujá avalia implantação de Taxa de Preservação Ambiental

Porto À Vista

Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), firmou no evento convênio entre o Parque Tecnológico, a prefeitura de Santos e o Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP) que visa aproximar estudantes da rede municipal de ensino à história e atividade do Porto.

Atento às demandas que rodeiam o Porto e as cidades da região, Pomini colocou em questão alguns pontos que, segundo ele, precisam apresentar soluções efetivas. E essas ideias podem sugir de pessoas que estejam frequentando o Parque Tecnológico.

"A Infraero tem controle de todos os aviões que estão no céu brasileiro, e nós não podemos ter uma ferramenta similar para controlar o número de caminhões que descem a Anchieta e, sem vagas, acabam estacionamento no meio de bairros habitados? A nossa comunidade precisa se envolver nestas questões e, juntos, buscarmos a solução definitiva", pontuou.

Summit

Até dia 09 de março acontece no Parque Tecnológico de Santos a primeira edição do Summit, evento que reunirá centenas de palestras e atividades que visam a sustentabilidade, inovação e a busca de soluções para as áreas privadas e públicas.

As inscrições para participar do Santos Summit ainda podem ser feitas no site www.santossummit.com.br. Há ingressos gratuitos nas categorias Estudante e Visitante, com acesso às áreas abertas para visitação no Parque Tecnológico.

Já os ingressos pagos são para as categorias #SantosSummer (acesso geral ao evento, exceto área do Investidor) e Executivo (acesso à área do Investidor, sessões exclusivas e networking).

Entre as principais temáticas que serão abordadas pelos mais de 200 palestrantes estão a Economia Azul – promoção de crescimento econômico com base na preservação dos ecossistemas marinhos e na sustentabilidade ambiental - e o ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança, no termo em inglês). Confira abaixo a programação do primeiro dia do encontro no Parque Tecnológico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter