X

Santos

Santos Summit irá até este sábado (9) no Parque Tecnológico de Santos

A abertura do evento será nesta quinta (7), às 9h, no auditório localizado no 5º andar do Parque Tecnológico

Da Reportagem

Publicado em 06/03/2024 às 19:41

Atualizado em 06/03/2024 às 20:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A abertura do evento será nesta quinta (7), às 9h, no auditório localizado no 5º andar do Parque Tecnológico, contando com a presença de diversas autoridades e atores do ecossistema de inovação / Francisco Arrais/PMS

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Entre quinta-feira (7) e sábado (9), o Parque Tecnológico de Santos, na Vila Nova, abrigará o maior evento de inovação do litoral paulista, o Santos Summit, com previsão de reunir cerca de 200 líderes visionários e especialistas em palestras, painéis e outras atividades. A expectativa é que passem pelo local mais de 3 mil pessoas.

A abertura do evento será nesta quinta (7), às 9h, no auditório localizado no 5º andar do Parque Tecnológico, contando com a presença de diversas autoridades e atores do ecossistema de inovação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na solenidade, será formalizado convênio para o projeto ‘Porto à Vista: a identidade de Santos passa por aqui’, entre a Prefeitura de Santos, Parque Tecnológico, Autoridade Portuária de Santos e a Fundação Cenep (Centro de Excelência Portuária de Santos), que visa despertar o interesse e aproximar estudantes da rede municipal à história e a atividades do Porto.

PROGRAMAÇÃO

As inscrições para participar do Santos Summit ainda podem ser feitas no site www.santossummit.com.br. Há ingressos gratuitos nas categorias Estudante e Visitante, com acesso às áreas abertas para visitação no Parque Tecnológico.

Já os ingressos pagos são para as categorias #SantosSummer (acesso geral ao evento, exceto área do Investidor) e Executivo (acesso à área do Investidor, sessões exclusivas e networking).

Entre as principais temáticas que serão abordadas pelos mais de 200 palestrantes estão a Economia Azul – promoção de crescimento econômico com base na preservação dos ecossistemas marinhos e na sustentabilidade ambiental - e o ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança, no termo em inglês). Confira abaixo a programação do primeiro dia do encontro no Parque Tecnológico.

CULTURA OCEÂNICA  

Uma das atrações do Santos Summit será a realização de evento satélite Cultura Oceânica na Educação, uma parceria entre o Programa Maré de Ciência da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que inclui a premiação da Olimpíada do Oceano. Também serão realizados durante o encontro o 2º Fórum da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica e o 6º Fórum dos Jovens Embaixadores do Oceano.

O governo federal, por meio do MCTI, promoverá o encontro da 5ª Conferência Nacional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), que terá como tema ‘Desinformação, Inteligência Artificial e Algoritmos: Desafios de governança, regulação e educação midiática’.

O evento também contará com pavilhões temáticos e atividades paralelas na Pinacoteca Benedicto Calixto (Boqueirão), abertas ao público, e no Museu do Café (Centro Histórico) para investidores previamente inscritos.

O Santos Summit é uma realização do Parque Tecnológico em parceria com a Prefeitura de Santos, com organização da Fulltime Eventos e Turismo e apoio do Sebrae, Associação Comercial de Santos, Lide Litoral Paulista, Pinacoteca Benedicto Calixto, Museu do Café, B2Mamy, Instituto Multiplicidades, Juicyhub, Hub Brasil Export e Santos Convention & Visitors Bureau.

Programação do 1º dia (7/3) no Parque Tecnológico (Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova)

5º ANDAR (Acesso categorias ‘Santos Summer’ e ‘Executivo’)

Parque Tecnológico de Santos inaugura centro de inovação e abre inscrições

9h – Abertura oficial com o prefeito de Santos, Rogério Santos, o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, e demais autoridades e assinatura do convênio para o projeto ‘Porto à Vista: a identidade de Santos passa por aqui’, entre a Prefeitura de Santos, Parque Tecnológico, Autoridade Portuária de Santos e Fundação Cenep.
10h – ‘Porto e Políticas Públicas’ com a participação do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (a confirmar), do secretário municipal de Assuntos Portuários e Empregos, Bruno Orlandi, mediado pela Superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da Antaq Cristina Castro.
10h40 – ‘Métricas ESG no Mercado de Capitais’ com Luiza Aguiar, analista sênior da Research ESG da XP.
11h20 – ‘Cidades Inteligentes e Políticas Públicas’, com representante da Apex Brasil (Agência Brasileira de Exportação e Investimentos) e a presidente do Instituto Multiplicidades, Cristiane Pereira.
13h – ‘Cidades Inteligentes, Mobilidade Urbana e Segurança’ com o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz; Alessandro Lopes, arquiteto de inovação e consultor estratégico de BIM/CIM; Fernanda, arquiteta CAU-SP, e Daniela Coimbra Swiatek, especialista em ESG, inovação, políticas públicas, meio ambiente e mudanças climáticas e mobilidade urbana, mediado por Fernando Gomes, CIO da Intellinet Conectividade Inteligente e Head of Growth nos grupos Digilab e RoboYell.
13h40 – ‘De Santos a Seattle: saiba tudo sobre a minha experiência como a 1ª mulher UiPath MVP da América Latina’ com Bruna Cavalcanti.
14h – Apresentação de pitches - apresentações curtas e diretas de startups para despertar a atenção de investidores.
14h30 – ‘Financiamento à inovação corporativa’ com Leonardo Bahia, da Embraer, e Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups.
15h – ‘Inovação e investimento em Economia Azul’ com Edmar Moraes e Sandrelise, fundadores do Ilha Hub de Inovação.
15h40 – ‘Incatep’ (Instituto de Capacitação Técnica Profissional).
16h – ‘Tecnologia na Saúde mudando paradigmas’ com Nancy Abe, diretora e head de TI, CIO e conselheira de Administração, e Aline Esteves, da Monashees.
16h40 – ‘Comunidade e Relações Humanas’ com Marco Lagoa, CEO na Witec IT Solutions; Laís Macedo Ribeiro, especialista em networking, líder de grupo e projetos de conexão, e Cleo Santana, TEDx Speaker e especialista em inovação aberta, comunidade, startups e ESG, mediado por Dani Junco, mãe do Lucas e fundadora da B2Mamy.
17h20 – ‘Logística’ com Renata Ramalhosa, CEO da Beta-i Brasil; Cristina Castro, superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da Antaq, e Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups, mediado por Maria Cristina Gontijo, advogada especializada nas áreas do Direito Ambiental, Marítimo e Portuário.
18h20 – ‘Case VLI’ com representante da VLI Logística.
18h40 – ‘Programa Sebrae for Startups’ com Márcio Cruz, consultor de inovação no Sebrae, responsável pelo desenvolvimento de ambientes de inovação na Baixada Santista, e líder do movimento Corredor Azul.

2º ANDAR (Acesso ‘Estudante’ e ‘Visitante’)

10h – ‘Comunicação’ com a influenciadora Juliana Goes.
10h40 – ‘Transformação Digital dos Georrecursos para a Indústria 4.0’ com Cleyton Carneiro, professor da Escola Politécnica da USP.
11h10 – ‘Liderança e Inovação’ com Dafna Blaschkauer, autora do livro Power Skills.
12h – ‘Helth techs de impacto’ com Lais Fonseca, CEO da Qbem e idealizadora da Plenituz; Debora Terribilli da Costa, head da Liti Saúde, e Rafael Piacenti, founder e CEO na ElevaLife.
12h40 – ‘Como me conectar ao Hub do Parque Tecnológico?’ com o diretor técnico do Parque Tecnológico de Santos, Gabriel Micelli.
14h40 – ‘Resolução Online de Conflitos como forma de ampliação do acesso da sociedade à Justiça’ com Daniel Marques, diretor presidente da AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs), e Guilherme de Oliveira, presidente da Comissão de Startups e Inovação - OAB Santos.
15h20 – ‘A Tecnologia potencializando a filantropia’ com Cristina Castro, superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da Antaq.
15h50 – ‘Cidades Inteligentes’ com Fernando Gomes, CIO da Intellinet Conectividade Inteligente e Head of Growth nos grupos Digilab e RoboYell, especialista em 5G e 6G, Inteligência Artificial e Cibersegurança.
16h30 – Apresentação de pitches.
17h10 – ‘Comunicação Disruptiva’ com Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups.
17h50 - ‘A virada de chave do comportamento empreendedor’ com Adriano Rodrigues, da A7 Gestão De Negócios.
18h20 – ‘Inovação dos Games’ com Rodrigo Chips, apresentador e consultor de jogos.

Senai e Parque Tecnológico de Santos abrem vaga para curso sobre Pacote Office

7º ANDAR (Acesso ‘Estudante’ e ‘Visitante’)

10h30 – Apresentação de pitches.
11h – ‘Inovação em Construtech + Proptech’ com Bruno Loreto, managing partner na Terracotta Ventures.
11h40 – ‘Destino Turístico Inteligente’ com a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino.
13h10 – ‘Movimento ODS Santos 2030’ com Ergon Cugler, conselheiro da Unesco e pesquisador sobre o desenvolvimento sustentável e Agenda 2030; Fábio Tatsubô, chefe do Departamento de ODS da Prefeitura de Santos, e Andrea Ribeiro, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Associação Comercial de Santos, mediado por Andrea Neris, coordenadora de Curadoria e Comunicação do Santos Summit.
13h50 – ‘Comunidade e Relações Humanas’ com a vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo; Lucilene Costa, mestre em educação, e Kauanny Matias, da Mulheres do Brasil, mediado por Paulo Queija, diretor regional da ABRH-SP Baixada Santista.
14h30 – Apresentação de pitches.
15h – ‘Cidades Vivas, Diversas, Justas, Inclusivas e Acolhedoras para as pessoas’ com Santelmo Camilo, jornalista e professor universitário; Liliane Resende, idealizadora do projeto Justiça Restaurativa na Educação de Santos; Ana Bianca Flores Ciarlini, especialista e consultora em gestão pública para a Longevidade, e Janaína Borba, ativista do autismo, com a medição de Alessandro Lopes, arquiteto de inovação e consultor estratégico de BIM/CIM.
15h40 – ‘Tecnologia e Inovação de Softwares’ com Ricardo Muniz da ZPT Digital.
16h – ‘EUceano – a cultura oceânica que queremos para a inovação que precisamos’ com Rodrigo Thomé, fundador da EUceano, fotógrafo e documentarista e Tatiana Mazzo, da Unifesp.
16h40 – ‘A preservação do Oceano promovendo a geração de renda’ com Andrée De Ridder, presidente do Instituto Supereco e consultora em ESG; Marcos Libório, secretário de Meio Ambiente de Santos, mediado por Ronaldo Christofoletti, professor da Unifesp, coordenador do Programa Maré de Ciência e presidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da Unesco.
17h20 – ‘Concorrência, startups e os mercados digitais’ com André Gilberto, managing partner na CGM Advogados.
18h – ‘Transformação Digital no Comércio Exterior Brasileiro’ com Beatriz Rinn, especialista em tecnologia para Comércio Exterior e presidente da Blue Route Tecnologia.
18h20 – ‘Logística’ com Beatriz Rinn, especialista em tecnologia para Comércio Exterior e presidente da Blue Route Tecnologia; Fabiana Morgante, da BTP; representante da VLI e Felipe Rizzo, presidente da Nowports.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Restaurante de Santos está entre os 100 melhores do País; saiba qual

Revista Exame divulgou nesta semana a lista com os melhores restaurantes do Brasil; estabelecimento santista ficou em 92º

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter