X

Cotidiano

Outono acaba com recordes de frio no Brasil

A queda nas temperaturas foi, segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, resultado de uma massa polar que chegou às Regiões Sul e Sudeste

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/06/2014 às 11:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O inverno começa neste sábado, dia 21, com recordes de frio no Sul e no Sudeste do País, conforme a Climatempo. Ontem, último dia do outono, registrou-se a tarde mais fria do ano em São Paulo, com temperatura máxima de 16,6ºC. Já no Sul houve ontem um duplo recorde de frio em Florianópolis: mínima de 7,4ºC e máxima de 18ºC e a madrugada mais fria do ano em Porto Alegre, com 4,2ºC. Em São José dos Ausentes, no noroeste do Rio Grande do Sul, fez -4,6ºC.

A queda nas temperaturas foi, segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, resultado de uma massa polar que chegou às Regiões Sul e Sudeste. "Essa vai persistir no fim de semana, que deve ter madrugadas frias e tardes agradáveis, com sol. A temperatura vai subir gradativamente."

Apesar de um começo de inverno mais frio, Pinheiro explica que a previsão é de que a estação tenha temperaturas mais altas que no ano passado em São Paulo. Isso por influência do El Niño, fenômeno que causa aquecimento das águas do Pacífico. "Como resultado, as massas polares chegam enfraquecidas ao Sudeste e as temperaturas devem ser mais altas."

A situação será pior ainda para a região: com a mais grave crise da história no Sistema Cantareira, principal sistema que abastece a Grande São Paulo, a expectativa é de que o volume de chuvas fique abaixo do normal, com inverno ainda mais seco que o esperado. A chuva, segundo Pinheiro, deve voltar a ser volumosa só em setembro.

O inverno começou neste sábado, dia 21 (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)

Fim de semana

Em São Paulo, as temperaturas devem variar de 12ºC a 20ºC entre hoje e amanhã. Segundo a Climatempo, pode ter geada na Serra da Mantiqueira. Em Campos do Jordão, ontem a mínima foi de 5,8ºC. Espera-se que hoje a temperatura varie de 6ºC a 15ºC . Em Santa Catarina, as regiões mais altas, como o Planalto Sul, amanheceram com temperaturas negativas e geada ontem. A cidade de São Joaquim, destino tradicional do turismo de inverno, teve mínima de -4°C.

A geada também foi registrada no Rio Grande do Sul. A previsão é de que até amanhã o céu ficará parcialmente nublado. Na segunda e na terça, será nublado e terá pancadas de chuva. A expectativa dos meteorologistas é de que, de amanhã até terça-feira, não haja mais geada. As temperaturas devem variar entre zero e 21ºC hoje e entre 12°C e 23ºC na terça-feira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter