Outono acaba com recordes de frio no Brasil

A queda nas temperaturas foi, segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, resultado de uma massa polar que chegou às Regiões Sul e Sudeste

Comentar
Compartilhar
21 JUN 201411h11

O inverno começa neste sábado, dia 21, com recordes de frio no Sul e no Sudeste do País, conforme a Climatempo. Ontem, último dia do outono, registrou-se a tarde mais fria do ano em São Paulo, com temperatura máxima de 16,6ºC. Já no Sul houve ontem um duplo recorde de frio em Florianópolis: mínima de 7,4ºC e máxima de 18ºC e a madrugada mais fria do ano em Porto Alegre, com 4,2ºC. Em São José dos Ausentes, no noroeste do Rio Grande do Sul, fez -4,6ºC.

A queda nas temperaturas foi, segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, resultado de uma massa polar que chegou às Regiões Sul e Sudeste. "Essa vai persistir no fim de semana, que deve ter madrugadas frias e tardes agradáveis, com sol. A temperatura vai subir gradativamente."

Apesar de um começo de inverno mais frio, Pinheiro explica que a previsão é de que a estação tenha temperaturas mais altas que no ano passado em São Paulo. Isso por influência do El Niño, fenômeno que causa aquecimento das águas do Pacífico. "Como resultado, as massas polares chegam enfraquecidas ao Sudeste e as temperaturas devem ser mais altas."

A situação será pior ainda para a região: com a mais grave crise da história no Sistema Cantareira, principal sistema que abastece a Grande São Paulo, a expectativa é de que o volume de chuvas fique abaixo do normal, com inverno ainda mais seco que o esperado. A chuva, segundo Pinheiro, deve voltar a ser volumosa só em setembro.

O inverno começou neste sábado, dia 21 (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)

Fim de semana

Em São Paulo, as temperaturas devem variar de 12ºC a 20ºC entre hoje e amanhã. Segundo a Climatempo, pode ter geada na Serra da Mantiqueira. Em Campos do Jordão, ontem a mínima foi de 5,8ºC. Espera-se que hoje a temperatura varie de 6ºC a 15ºC . Em Santa Catarina, as regiões mais altas, como o Planalto Sul, amanheceram com temperaturas negativas e geada ontem. A cidade de São Joaquim, destino tradicional do turismo de inverno, teve mínima de -4°C.

A geada também foi registrada no Rio Grande do Sul. A previsão é de que até amanhã o céu ficará parcialmente nublado. Na segunda e na terça, será nublado e terá pancadas de chuva. A expectativa dos meteorologistas é de que, de amanhã até terça-feira, não haja mais geada. As temperaturas devem variar entre zero e 21ºC hoje e entre 12°C e 23ºC na terça-feira.