X

Cotidiano

Inverno chega com chuva e temperatura amena na Baixada Santista

O céu permanece encoberto neste sábado com possibilidade de chuviscos no decorrer do dia. Estação começou hoje, às 7h51

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/06/2014 às 20:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O inverno começou às 7h51 de hoje. A estação mais fria do ano chega com tempo fechado e temperatura amena. Na Baixada Santista, a população já enfrenta um pouco de frio e chuva desde ontem, mas o tempo deverá melhorar nos próximos dias. Confira a previsão do tempo do Diário do Litoral.

Segundo o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) Olívio Bahia, a frente fria que avançou sobre a região já seguiu para o oceano. O céu permanece encoberto neste sábado com possibilidade de chuviscos no decorrer do dia. A temperatura deverá variar entre 15 e 23°C, podendo baixar mais durante a madrugada.

Já no domingo, a previsão é de céu parcialmente nublado. O sol deve aparecer entre poucas nuvens e a temperatura se manterá estável, entre 15 e 24°C.

De acordo com o meteorologista, o sol volta a predominar na semana que vem e as temperaturas devem continuar amenas variando entre 19°C e 27°C na segunda, terça, quarta e quinta-feira. Mas há a possibilidade da chegada de uma nova frente fria à região entre quinta e sexta-feira, o que deve provocar o aumento da nebulosidade, possibilidade de chuva e temperaturas mais baixas.

O inverno começou às 7h51 de hoje (Foto: Arquivo/DL)

Inverno

Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas tendem a ser amenas. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere à distribuição de chuvas.

Neste período, o principal sistema meteorológico é a frente fria. Este sistema é, geralmente, de fraca intensidade, embora possa ocorrer a passagem de algum sistema frontal mais intenso, causando chuvas generalizadas nas regiões Sul e Sudeste. Após a passagem de frentes frias, observa-se a entrada de massas de ar frio que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam queda de temperatura e ocasionalmente geadas em locais serranos.

Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas. Estas inversões, muitas vezes, permanecem durante o período da manhã. O nevoeiro consiste na existência de gotículas d’água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m.

Além da redução da visibilidade, um outro fator importante é o alto índice da umidade relativa do ar, cujos valores alcançam até 98% no período da manhã. O contrário ocorre no período da tarde, após a dissipação do nevoeiro, quando o índice da umidade relativa do ar diminui consideravelmente, chegando a registrar valores de até 40%. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da bruma — substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e fumaça — poluindo o ar. As informações são do CPTEC/INPE.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter