X

Cotidiano

Operação Verão registra queda na violência

Em Santos, a taxa de homicídios de todo o ano passado foi de 2,26 para cada 100 mil habitantes

Da Reportagem

Publicado em 07/03/2018 às 15:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em Santos, a taxa de homicídios de todo o ano passado foi de 2,26 para cada 100 mil habitantes / Susan Hortas/PMS

A Operação Verão 2017/2018 foi encerrada com queda da violência em cinco dos seis indicadores verificados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em relação à temporada 2016/17. Os dados, que abrangem 16 municípios entre Baixada Santista e Litoral Norte, foram anunciados nesta quarta-feira (7) pelo secretário de Segurança Pública, Mágino Alves, no Palácio da Polícia (Centro Histórico).

Presente no evento, o governador em exercício Márcio França disse que a tendência é a criação da Operação Fluxo. "O pensamento é que a polícia também se desloque para o litoral, acompanhando a movimentação dos turistas nos finais de semana prolongados". Isso significa colocar nas ruas um efetivo policial semelhante ao da Operação Verão. Esse reforço policial ainda não tem data para começar.

O balanço positivo mostrou que o latrocínio (roubo seguido de morte) caiu 60% da Operação Verão 2016/17 para a operação 2017/2018; roubo em geral, -17%; roubo de carros, -36%; furto em geral, -16%; furto de carro, -7,6%; e o homicídio subiu de 33, em 2016/2017 para 35 na Operação Verão 2017/2018.

Em Santos, a taxa de homicídios de todo o ano passado foi de 2,26 para cada 100 mil habitantes.

Estratégia

Mágino Alves explicou que a última Operação Verão usou policiais mais experientes ao invés dos formandos e ele acredita que essa mudança de estratégia refletiu nos números positivos.

A operação contou com 2.954 policiais militares, e 2.726 vagas para policiais civis atuarem por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho e mais 152 viaturas atuando na Baixada Santista e 68 no Litoral Norte, além do uso de helicóptero.

"Isso representou 400 policiais militares e 40 policiais civis, por dia, reforçando o policiamento do litoral paulista", disse o titular da segurança pública.

Operação Verão em números

 90.058 pessoas abordadas

 88.703 veículos fiscalizados

 66 armas apreendidas

 275 prisões em flagrante

 2,3 toneladas de drogas apreendidas

 406 crianças perdidas foram recuperadas

 1.539 pessoas salvas pelos bombeiros

 1.957 estabelecimentos comerciais vistoriados

 186 mil autuações de trânsito nas rodovias

 43.514 ações de prevenção ao crime.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter